sexta-feira, 28 de março de 2014

Espera mudanças e melhores condições de trabalho?

PARTICIPE:


Penélope Sharmosa

Concurso PEB II


A APEOESP foi informada de que serão aplicadas as Instruções Especiais do Concurso Público para PEB II referente à estadualização da escolha de vagas. 
De acordo com o capítulo 9, item 8.2 das resoluções especiais, a escolha estadualizada é possível (ou seja, o candidato escolher vaga em outra diretoria de ensino) dentro do prazo de validade após o esgotamento da primeira e da segunda opções dos candidatos.
Os candidatos que ainda não estão de posse de seus diplomas por ainda não terem concluído seus cursos poderão ter chances de assumir vagas existentes dentro do prazo de validade do concurso (dois anos, prorrogáveis por mais dois anos).
INFORMAÇÕES COMPLETAS:

http://www.apeoesp.org.br/sistema/publicacoes/668/arquivo/1-apeoesp-urgente-1914.pdf


Penélope Sharmosa


ATÉ QUE ENFIM: Lousas em condições de trabalho!




Em contato com a SEE, a APEOESP cobrou a substituição das atuais lousas que utilizam pó de giz e apagador por lousas mais modernas que utilizem pincéis e outros produtos hipoalergênicos e que não agridam as cordas vocais dos professores. A informação é a de que já estão sendo ESTUDADAS alternativas a serem implementadas nas escolas estaduais.
Estudas alternativas? Brincadeira...
ESTAMOS DE OLHO...
MAIORES INFORMAÇÕES:
http://www.apeoesp.org.br/sistema/publicacoes/668/arquivo/1-apeoesp-urgente-1914.pdf

Penélope Sharmosa

Aposentados devem assinar procuração para execução do pagamento de bônus


Reiteramos que os aposentados que têm direito ao pagamento dos bônus de 2000, 2001 e 2002, conquistados pela APEOESP na justiça, devem providenciar a documentação  e seguir as instruções divulgadas no site da APEOESP (http://www.apeoesp.org.br/), para execução da sentença  A APEOESP organizou uma equipe especial para cuidar especificamente dos procedimentos, mas há um grande número de professores(as) que ainda não tomaram as providências necessárias.

INFORMAÇÕES COMPLETAS 
http://www.apeoesp.org.br/sistema/publicacoes/668/arquivo/1-apeoesp-urgente-1914.pdf

Penélope Sharmosa





ATENÇÃO:Perícia médica aos professores aprovados no concurso público



Em comunicado divulgado na quarta-feira, 26 de março, a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) ,informa que os candidatos nomeados em 07/02/2014 para o cargo de 07/02/2014 para o cargo de professor Educação Básica II, que ainda não realizaram a perícia médica para fins de ingresso, deverão comparecer junto à Diretoria de Ensino de jurisdição da escolha de vaga, impreterivelmente até o dia 04/04/2014, para solicitar o respectivo reagendamento.
Os candidatos deverão, por ocasião da perícia, apresentar obrigatoriamente, todos os exames prontos solicitados nas Instruções Especiais SE 02/2013 e Guia de Perícia Médica devidamente preenchida , especificamente nos horários determinados para atendimento.
Somente os candidatos que se apresentarem na DRE serão novamente convocados pelo DPME a fim de realizar a perícia médica de ingresso, por meio de publicação no Diário Oficial.

INFORMAÇÕES COMPLETAS:
http://www.apeoesp.org.br/sistema/publicacoes/668/arquivo/1-apeoesp-urgente-1914.pdf

Penélope Sharmosa

Evolução funcional ao professor readaptado



A criação do memorial do professor, como alternativa à prova de mérito, para evolução do professor na carreira, é uma das conquistas asseguradas pela APEOESP nas discussões ocorridas na Comissão Paritária sobre a Carreira.
Esta conquista foi agora ampliada para os professores readaptados em Decreto publicado no D.O.E de 25/3/2013.
Portanto, a partir da publicação das regras pela Secretaria da Educação, os professores  readaptados poderão também solicitar evolução funcional por meio de cursos, projetos e/ou qualificação acadêmica.

Matéria Completa:
http://www.apeoesp.org.br/sistema/publicacoes/668/arquivo/1-apeoesp-urgente-1914.pdf

Penélope Sharmosa

Sobre a implantação do programa Secretaria Digital nas escolas estaduais

Sobre a implantação do
programa Secretaria Digital nas escolas estaduais



Em contato telefônico na quarta-feira, 26/03, com a Secretaria Estadual da Educação, a
APEOESP tratou da questão da “Secretaria Digital”, que vem sendo implantada em algumas
diretorias de ensino
Ocorre que os professores têm que realizar a digitação dos conteúdos dos diários de classe,
ocorrências e seu planejamento de aulas, sem que as escolas ofereçam as condições necessárias para
isto.
Mesmo quando o professor tenta utilizar seus próprios equipamentos, depara-se com a falta
de acesso à Internet para realizar este trabalho, , depara-se com a falta de acesso à Internet para realizar este trabalho, obrigando-o a realizá-lo OBRIGANDO-O a realizá-lo em CASA; SOBRECASACANDO SEUS AFAZERES.
Para complicar, muitas escolas EXIGEM que os professores também façam registros manuais, duplicando o trabalho.
A SEE informou que planeja instituir este trabalho em toda a rede mas que o que está sendo desenvolvido é o é um projeto piloto.
Disse que esbarra no problema da disponibilização de redes por parte da empresa de telefonia ( e DAS PRÓPRIAS ESCOLAS!!!!) e que a implantação será revista no sentido de que ocorra, paulatinamente apenas nas escolas que tenham todas as condições necessárias. Não será exigida nessas escolas a continuidade dos registros manuais, devendo o sistema assegurar o armazenamento de cópias de segurança dos dados digitados. A APEOESP está atenta e cobrará da SEE o cumprimento do que foi afirmado nesta data. Todos os casos que digam respeito a este problema, caso as providências relatadas não sejam tomadas, devem ser comunicados à APEOESP, pelo e-mail presiden@apeoesp.org.br.

MATÉRIA COMPLETA EM:
http://www.apeoesp.org.br/sistema/publicacoes/668/arquivo/1-apeoesp-urgente-1914.pdf


*Há que se REGISTRAR QUE A MAIORIA DAS ESCOLAS NÃO DISPONIBILIZAM REDES DE INTERNET PARA QUE OS PROFISSIONAIS POSSAM TRABALHAR, PESQUISAR COM SEUS PRÓPRIOS EQUIPAMENTOS.
OS PROFESSORES SÃO OBRIGADOS A USUFRUIR DE PLANOS PRIVADOS, PAGOS POR ELES MESMOS JÁ QUE O USO DA INTERNET POR VEZES SE FAZ INEVITÁVEL.
Penélope Sharmosa

Aluna ameaça professor com faca dentro de escola no Piauí; veja vídeo

28/03/2014 11h59 - Atualizado em 28/03/2014 14h02


Imagens mostram a estudante com a faca dentro da sala de aula. 
Pelotão Escolar da Polícia Militar foi acionado para acompanhar o caso.


Um vídeo que circula pelas redes sociais e que foi gravado por alunos da Unidade Escolar Estado de São Paulo, localizada na Zona Sul de Teresina, mostra uma estudante com uma faca em sala de aula momentos depois de fazer ameaças a um professor. Nas imagens, a adolescente aparenta estar bastante alterada e é contida por outra professora da escola. A Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe) foi acionada para acompanhar o caso, registrado no início desta semana.



http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/03/aluna-ameaca-professor-com-faca-dentro-de-escola-em-teresina-veja-video.html

No vídeo a menina aparece com a faca e bate com ela várias vezes em uma das mesas. A professora chega a levar a menina para sentar e nesse momento a adolescente joga vários livros no chão e continua segurando a faca. Quando a menina se acalma, a professora consegue pegar o objeto. Do lado de fora da sala, os demais estudantes acompanhavam toda a movimentação.
De acordo com o capitão Thiago Ribeiro, a adolescente andava com a faca porque, segundo ela, estaria sendo ameaçada por pessoas fora da escola. No entanto, houve desentendimento entre ela e o professor em sala de aula e a garota terminou avançando no professor com a faca na mão.

“Nesse caso nós reunimos os pais da responsável e direção da escola para adotar algumas providências”, informou o capitão. A direção da escola informou que já providenciou a transferência da aluna para outra unidade escolar. A faca foi apreendida pelos policiais.

No Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte), o caso também está sendo acompanhando. De acordo com o Kassyus Lages, secretário de comunicação do Sinte, o professor que foi ameaçado pela aluna já havia entrado com pedido de aposentaria e agora vai aguardar a resposta afastado da escola. O G1 também tentou localizar o docente, mas ele não foi encontrado pela reportagem.
De acordo com dados da Companhia Independente de Policiamento Escolar, no ano passado foram registradas 177 ocorrências nas 175 escolas da capital, área de atuação do pelotão. Em relação ao ano de 2012, houve uma redução de 16% nos casos de desordem e outras situações de violência dentro das escolas.

Sem comentário...
Penélope Sharmosa

quinta-feira, 27 de março de 2014

Professora é agredida por aluno de oito anos em escola de Santos, SP

Criança arremessou carteira contra o rosto da professora.
Vítima recebeu atendimento médico em um Pronto Socorro de Santos


Após ser agredida com uma cadeira professora foi atendida em Pronto Socorro (Foto: G1)

Um garoto de oito anos arremessou uma carteira em direção a uma professora em Santos, no litoral de São Paulo. O garoto estuda na Unidade Municipal de Educação Pedro Crescenti, no bairro Jardim Castelo, na Zona Noroeste, e está no quarto ano do Ensino Fundamental. O caso ocorreu por volta das 15h desta sexta-feira (14).
Segundo uma funcionária da escola, que preferiu não se identificar, o aluno já causou outros problemas. "É uma criança muito problemática. Ele estava bagunçando e a professora deu uma bronca nele. O garoto não gostou e arremessou a carteira. Ela ficou com um rasgo na cabeça e sangrou bastante. Os alunos da sala ficaram muito assustados", afirma.
A vítima foi atingida na cabeça pelo objeto e foi socorrida por profissionais da instituição de ensino. A funcionária afirma também que caso foi apenas um estopim. "Não é fácil trabalhar lá, pois temos muitos problemas de indisciplina. Sofremos até ameaça. A classe em que o garoto também estuda possuí um histórico de problemas. A situação está muito complicada", diz.
A professora vítima da agressão foi encaminhada até o Pronto Socorro da Zona Noroeste, em Santos, onde ela recebeu alguns pontos na cabeça, sendo liberada algumas horas depois. O garoto suspeito da agressão foi encaminhado até a Delegacia da Infância e Juventude (DIJU), onde o caso será investigado.
Agressão ocorreu na escola Pedro Crescenti, em Santos, SP (Foto: Rodrigo Martins / G1)
Agressão ocorreu na escola Pedro Crescenti, em Santos, SP (Foto: Rodrigo Martins / G1)
Em nota, a Secretaria de Educação (Seduc) do município afirma que o aluno já apresentava histórico de agressividade e recebia atendimento psicológico desde 2011, na Seção Centro de Valorização da Criança, órgão da Secretaria de Saúde. A Seduc e a equipe técnica da unidade irão dialogar com as partes envolvidas a fim de apurar e esclarecer todos os fatos para o encaminhamento adequado da questão.
Fonte: Do G1 Santos
Penélope Sharmosa

terça-feira, 25 de março de 2014

Acabou a magia do facebook?

Lista traz dez razões que levam as pessoas a abandonarem o Facebook

Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Facebook é a maior rede social do planeta. No entanto, a rede de relacionamentos anda em baixa entre alguns grupos. É o caso dos jovens, que estão usando menos o serviço em países como os Estados Unidos, em que redes móveis estão começando a dominar. Nesse grupo, a principal razão da migração para outras redes é a presença de pais e parentes.
Maior rede social do mundo, o Facebook completou 10 anos em fevereiro (Foto: Karla Soares/TechTudo)




Entretanto, não são apenas os mais jovens que abandonam o Facebook. Gente de todas as idades tem optado por ficar longe do serviço. Listamos os principais motivos que estão levando usuários a encerar uma conta na rede social. Você se enquadra em algum deles? Veja a lista e opine nos comentários.
1) Privacidade
A privacidade no Facebook sempre foi assunto controverso. São frequentes as críticas à complexidade das configurações de dados pessoais da rede social. No ano passado, a opção para manter o nome oculto foi removida da busca. A única forma de ficar tornar o perfil inacessível a certas pessoas é por meio do bloqueio. Há, ainda, a opção de alterar o nome verdadeiro ou sair definitivamente da rede.
2) Dependência
O uso constante pode acabar em vício, de acordo com um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Os pesquisadores concluíram que o uso da rede social tem efeito parecido com o de substâncias com poder de adição - dependência psicológica ou compulsão por atividades como games, computadores e redes sociais. Entretanto, ao contrário do vício de fumar ou do alcoolismo, mais fáceis de serem detectados, é difícil perceber e admitir que se está viciado em redes sociais. Segundo o estudo, as mulheres passam em média 81 minutos diários no Facebook e os homens 64 minutos.
3) Busca por emprego
O monitoramento do perfil no Facebook de candidatos à vagas de emprego já virou rotina para recrutadores no mundo inteiro. Uma pesquisa da empresa de monitoramento de mídia social Reppler entrevistou 300 recrutadores e mostrou que 90% deles visitam os perfis dos candidatos no Facebook como parte do processo de seleção. O mesmo levantamento indicou que 69% deles já descartaram candidatos por causa do conteúdo visto nos perfis. Portanto, cuidado com o que você publica.
4) Baixa autoestima
É feriado, boa parte de seus contatos publicam fotos usando biquíni na praia com a legenda “Vida difícil” e você ficou em casa. O mesmo estudo da Universidade de Gotemburgo mostrou que mais da metade dos participantes da pesquisa desejam ter o mesmo tipo de corpo ou peso que os amigos nas fotos do Facebook. Além disso, usuários mais jovens se mostraram mais propensos a desenvolver distúrbios alimentares por causa das pressões por magreza e padrões estéticos...
Penélope Sharmosa


FACEBOOK: CUIDADOS E LENDAS

16/11/2013 08h00 - Atualizado em 16/11/2013 08h00

Verdades e mitos sobre Facebook; lista traz os boatos mais populares

Facebook é uma grande central de hoax – boatos que se espalham em e-mails e redes sociais –, devido à grande facilidade de compartilhá-los na rede. Boa parte deles são os mesmos dos tempos de Orkut e só mudam de nome. Outros são novos e divulgam notícias falsas sobre recursos e até cobrança de adesão. Veja a lista dos boatos mais populares.
1) O Facebook vai ajudar uma criança doente
Esse talvez seja o hoax mais antigo e mais comum da rede social. Um post com uma foto de criança que precisa de uma cirurgia solicita que os usuários curtam e compartilhem a imagem. A promessa é de que o Facebook dará uma quantia em dinheiro para o tratamento a cada clique. Essas informações, que se espalham rapidamente pela web, são falsas.
Meme do Pokémon satiriza pedidos de ajuda no Facebook. (Foto: Reprodução/G1)
O boato até já virou motivo de piada. Os internautas criaram memes com personagens de desenhos animados brincando com estas publicações mentirosas que provocam comoção nos usuários da rede social que acreditam.
2) Facebook vai encerrar atividades
Outro boato recorrente é o fim do Facebook. Há anos, posts anunciam que Mark Zuckerberg irá encerrar as atividades do seu site de relacionamento e, geralmente, o falso texto do “comunicado” ainda divulga a data do encerramento.
O motivo do fim da maior rede social do mundo seria o fato de que Zuckerberg entende que o site arruinou sua vida e que ele quer sua rotina de volta, pois não se importa com dinheiro.
3) Acesso a senha e conta do namorado (a)
Outro hoax que corre pela web é o que diz que o Facebook irá lançar um recurso que permite ao usuário acessar a conta de outra pessoa, desde que estejam em um relacionamento sério.

Os usuários poderiam acessar as duas contas com o mesmo login e senha, não podendo, apenas, excluir informações, fotos ou alterar dados do companheiro(a). O recurso, intitulado de “Transparência no Relacionamento”, teria o objetivo de evitar traições no meio virtual.
4) Botão Dislike ou Não Curti
Aplicativos que prometem a instalação do botão dislike no perfil do Facebook são vírus (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Aplicativos que prometem a inserção do tão requisitado botão "Não curti", ou Dislike (em inglês), no Facebook são, na verdade, farsas ou até vírus disfarçados de apps.

Esses aplicativos maliciosos, se forem instalados, roubam dados do usuário; além de espalhar mensagens infectadas para todos os contatos do internauta. 
Segundo boatos, o botão Dislike só poderia ser visto por quem já tivesse instalado essa funcionalidade em sua conta. Com isso, muitas pessoas instalaram o vírus e continuam caindo em ciladas como essas.

E, apesar da rede social já ter bloqueado alguns desses aplicativos, há outros novos que aparecem quase que diariamente. Portanto, é bom ficar atento a promessas de Dislike ( NÃO GOSTEI/ CURTI)
5) Mude a cor do Facebook
Página no Facebook promete a ensinar o usuário a mudar a cor do seu perfil na rede social (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Página no Facebook promete a ensinar o usuário a mudar a cor do seu perfil (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Quase todos os usuários do Facebook já receberam o convite para instalar um aplicativo que permite mudar a cor do perfil na rede social. Trata-se de mais um vírus disfarçado que causa as mesmas consequências do aplicativo do botão "Não curtir": roubam as informações do usuário e também espalham a mensagem em nome dele pela rede social, sem autorização.
Ou seja, é mais um mito; seu perfil não vai mudar de cor. Ele é e sempre será todo azul.
6) Facebook cobrará taxa de serviço
Notícia falsa sobre taxa de adesão para o uso do Facebook (Foto: Reprodução/G1)Notícia falsa sobre taxa de adesão para o uso do Facebook (Foto: Reprodução/G1)
Notícia falsa sobre taxa de adesão para o uso do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
O hoax sobre a futura cobrança para o uso do Facebook é antigo. Este tipo de boato surgiu ainda nos tempos em que o Orkut reinava entre as redes sociais. Ou seja, há mais de dez anos. Segundo a falsa notícia, seria cobrada uma taxa de adesão – cada época que surge o boato, o valor é alterado – para continuar usando o Facebook. E o próprio site desmente a possível cobrança em sua página de ajuda e garante que o serviço sempre será gratuito.
7) Veja quem visitou seu perfil
Aplicativos maliciosos prometem exibir lista de quem visualizou o seu perfil no Facebook (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Este é mais um embuste disfarçado de aplicativo. Existem diversos deles na rede social prometendo a possibilidade de visualizar quem visitou o seu perfil recentemente, como acontece no Orkut.

Eles até exibem uma lista de amigos aleatórios, o que causa a falsa sensação de que o aplicativo realmente funciona.  O objetivo deste é gerar um efeito viral de links publicitários que geram retorno financeiro.
Este é mais um hoax que também já foi desmentido pelo Facebook. O site pede, ainda, para que os usuários denunciem caso tenham encontrado este tipo de aplicativo na rede social.
8) Os anunciantes têm acesso às minhas informações pessoais
De acordo com o Facebook, o direcionamento de anúncios é feito de forma anônima pelo sistema, e não há qualquer tipo de compartilhamento de informações pessoais com os anunciantes. Estes últimos apenas direcionam a área demográfica para os que desejam fazer suas publicidades, por fim, as associa automaticamente ao público-alvo selecionado.
9) Os comentários do Facebook podem ser visualizados no Google
Frequentemente aparecem notícias falsas sobre dados do Facebook que podem ser vistos em buscas no Google. Uma das farsas diz que os comentários em posts, fotos e vídeos na rede social estariam disponíveis nas pesquisas feitas no maior site de busca da Internet.
“Pessoal, o Facebook mudou: todos os comentários, os cliques sobre “curtir” serão a partir de agora públicos no Google”, diz a mensagem falsa que se espalhou pela rede social.

“Gostaria que fizessem um favorzinho: – passem o cursor por cima do meu nome, esperem que a pequena janela se abra, cliquem sobre “assinado” e retirem a subscrição de “comentários e opções curtir”. Se me pedirem, farei o mesmo, e desta maneira os nossos comentários sobre amigos e família não serão tão divulgados! Obrigada e gostaria que me informassem se o fizerem!”, completa.
O site já desmentiu o boato envolvendo o Google.
10) Propriedade de direitos autorais no Facebook
Quem já postou ou nunca viu os seus amigos postando um aviso no Facebook anunciando a sua propriedade de direitos autoriais sobre todos os conteúdos publicados? Pois saiba que esta mensagem tão divulgada não passa de uma pegadinha. O boato sugere ao usuário que publique o aviso em sua Linha do Tempo para que o Facebook não venda e não use o conteúdo postado por você em publicidade, por exemplo. Esse é um hoax bem parecido com aquele que sugeria a mudança do site de uma empresa para uma entidade de capital aberto.
Penélope Sharmosa

sábado, 22 de março de 2014

ALERTA: Perdeu a comanda? Saiba o que fazer



Embora seja uma pratica recorrente em alguns bares e restaurantes, a cobrança de multa por perda da comanda é uma pratica abusiva e ilegal perante o Código de Defesa do Consumidor, pois 
NÃO  existe uma lei que obrigue quem perdeu a comanda a pagar uma quantia de multa ou taxa.
Perdeu sua comanda e teve que pagar multa? Reclame AQUI!

Apesar da comanda ser a ficha individual de registro de consumo, é responsabilidade do prestador de serviço ter o controle de consumo e estoque, responsabilidade que não deve ser repassada ao cliente. Caso não haja o controle, o valor a ser pago deve ser o declarado pelo cliente.

O que fazer?

Em caso de perda de comanda, o consumidor deve avisar imediatamente à gerência do estabelecimento, depois disso, ele deve expor o valor consumido, que só pode ter cobranças adicionais se for justificada pela taxa de confecção do cartão.
A orientação para pessoas que passaram por esse tipo de situação é que exijam recibo discriminando que o pagamento efetuado é referente a multa, assim, posteriormente, pode-se requerer em juízo uma indenização por danos materiais. Caso o consumidor for impedido de sair do local, e tenha testemunhas, também cabe dano moral por ser exposto ao constrangimento.



A estes valores pode ser acrescentada uma multa pela falta de cuidado do consumidor, desde que não exceda 10% do valor da conta, porém, se a comanda foi roubada ou furtada dentro do recinto não é culpa do cliente, portanto a multa não pode ser cobrada.

Foi impedido de sair do estabelecimento?

Insistir no pagamento de multa exorbitante é considerado Constrangimento ilegal (Art. 146 do Código Penal), pois constranger alguém mediante violência ou grave ameaça a fazer o que a lei não manda (no caso, a pagar uma multa extorsiva) é crime, podendo o gerente e o dono do estabelecimento serem presos e condenados à pena de detenção, que varia de 3 meses a 1 ano.
Em alguns casos, a coisa fica até mais grave pois o cliente que perdeu a comanda é impedido por seguranças de deixar a casa se não pagar a tal taxa abusiva. Isso é considerado crime de Seqüestro e Cárcere privado, (Art. 148 do Código Penal), que prevê pena de prisão de 1 a 3 anos ao infrator.
Neste caso deve-se chamar a Polícia e registrar queixa contra os ofensores


..Penélope Sharmosa....................















quarta-feira, 12 de março de 2014

Professora passou em 2º lugar num concurso em São José do Rio Preto. OAB diz que motivo da desclassificação é inconstitucional.



Edição do dia 12/03/2014
12/03/2014 14h21 - Atualizado em 12/03/2014 14h45










Professora de SP é impedida de lecionar por ser obesa mórbida





Uma jovem que passou em segundo lugar no concurso para professora no interior de São Paulo, mas não pôde assumir a vaga porque está muito acima do peso. Ela vai pedir uma nova perícia médica.
A obesidade nunca foi obstáculo para Bruna de Arruda, que tem 28 anos. Ele é formada em sociologia e é professora substituta do estado há sete anos. Bruna também dá aula em duas faculdades e em uma escola estadual.
No fim do ano passado, Bruna de Arruda passou em segundo lugar na prova teórica na região onde prestou o concurso, mas foi considerada inapta para a atividade por causa da obesidade mórbida. Para OAB, usar o excesso de peso como motivo de desclassificação é uma atitude inconstitucional.
Em São José do Rio Preto, ela fez uma série de exames e passou por consulta em uma clínica credenciada pelo estado. Provou que estava com a saúde em dia e foi considerada apta para o trabalho. Mas dias depois, não viu seu nome publicado na lista dos aprovados.
Bruna teve que ir a São Paulo descobrir o motivo. Uma surpresa decepcionante.  No laudo emitido pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado foi considerada inapta para a atividade por causa da obesidade mórbida.

O perito dividiu o peso da professora, 110 quilos, pela altura, 1,65 ao quadrado. O IMC - Índice de Massa Corpórea - deu 40,4. Pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa que tem o IMC maior que 40, é considerada obesa mórbida.
“O estado está dizendo que meus aspectos físicos e que não são aspectos de saúde porque meus exames não apresentaram nenhuma alteração”, conta Bruna.
Bruna já pediu uma segunda perícia médica e vai entrar na Justiça caso não seja aprovada. Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), usar o excesso de peso como motivo de desclassificação é uma atitude inconstitucional.
“É extremamente vexatório e demanda inclusive indenização por danos morais”, fala a presidente da OAB de São José do Rio Preto, Suzana Quintana.
A secretaria de Gestão Pública do Estado informou que a avaliação é feita por peritos experientes e que o objetivo é acompanhar a vida funcional do candidato a uma carreira que dura, em média, 30 anos. A secretaria disse que não se trata de uma atitude preconceituosa e sim do princípio da continuidade no serviço público.
(http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/03/professora-e-impedida-de-lecionar-por-ser-obesa-morbida-em-sp.html)
***Este blog, reitera e ratifica o repúdio a esta atitude do DPME, bem como nossa solidariedade à professora Bruna .
Penélope Sharmosa

terça-feira, 11 de março de 2014

DENÚNCIA: PERÍCIA DPME :Professora é considerada obesa e fica impedida de lecionar no Estado

Professora é considerada obesa e fica impedida de lecionar no Estado

Exame afirma que Bruna não é apta a assumir o posto (Foto: Reprodução)




Exame afirma que Bruna não é apta a assumir o posto (Foto: Reprodução)



Bruna segura laudo que teve que buscar em São Paulo (Foto: Marcos Lavezo / G1)


Professora é considerada obesa e fica impedida de lecionar no Estado

Bruna tem 28 anos, mede 1,65 m e pesa 110 quilos, com IMC de 40,4.
Ela foi considerada por perito de São Paulo como obesa mórbida.

A professora em sociologia  Bruna Giorjiani de Arruda, de 28 anos, passou em segundo lugar no último concurso público da Secretaria de Educação do Estado, mas, por ser considerada obesa mórbida pelo médico perito que avaliou os exames, foi impedida de  assumir o cargo de professora na Escola Genaro Domarco, em Mirassol (SP).
Bruna tem 110 quilos e mede 1,65 m. Há sete anos trabalha como professora substituta em escolas da rede estadual no interior de São Paulo. Ela é de São José do Rio Preto (SP) e diz que foi aprovada nos exames e pelo médico perito na cidade, mas reprovada pelo perito de São Paulo, que ela afirma nunca ter visto.Eu fiz todos os 12 exames médicos exigidos para tomar posse do cargo e não tinha nenhum problema. 
O médico de Rio Preto aprovou e disse que não haveria problema, mas aí em São Paulo eles disseram que não estava apta a assumir o cargo por causa do meu peso”, afirma.

Bruna passou em segundo lugar no concurso da Secretaria de Educação (Foto: Marcos Lavezo/G)Bruna prestou o concurso para ser professora em novembro do ano passado e, em janeiro, saiu o resultado. Ela diz que no mês seguinte fez todos os exames médicos pedidos, como exame de sangue,  urina, eletrocardiograma, laringoscopia, entre outros. A perícia em Rio Preto foi feita por uma clínica que presta serviço para o estado. “O médico fez perguntas sobre o meu histórico de saúde e depois me perguntou sobre o meu peso e altura. Não tinha balança no local. Eu respondi, poderia ter mentido, já que o médico em São Paulo nunca me viu”, diz a socióloga.
Com seu peso e a altura, Bruna tem o IMC, que é o Índice de Massa Corporal, de 40,4, o que é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como obesidade mórbida, já que o limite é de 40. 
Bruna confessa que nunca achou que seu peso seria problema para assumir o cargo. “Já trabalho na rede pública de ensino há sete anos como professora substituta. Como é contrato, todo ano nós fazemos exames médicos e uma prova, e nunca tive problema. Também leciono na rede particular e meu peso nunca foi problema. Nunca fui afastada por problema de saúde”, afirma Bruna.
Atualmente, ela leciona em uma escola estadual em Nova Aliança (SP) e, se não fosse este problema, já teria assumido o novo posto em Mirassol na semana passada.
A professora ficou sabendo que não poderia assumir pelo Diário Oficial. Ela chegou a ir até São Paulo para saber mais detalhes e ver o prontuário médico para ter mais informações do que poderia ter acontecido.
Bruna afirma que entrou em contato com a Secretaria de Gestão Pública e deverá fazer novamente os exames para uma junta médica avaliar. Caso esta segunda perícia não dê certo, ela afirma que acionará a Justiça. “Caso não dê certo vou entrar com um mandado de segurança, porque tenho direito a esta vaga, fiquei em segundo lugar no concurso e não havia nenhuma restrição sobre o peso da pessoa para assumir o cargo”, diz.
A socióloga afirma que nunca teve de pedir licença por algum problema de saúde relacionado à obesidade e que, por causa do peso, faz exames por conta própria todos os anos. “Me afastei uma semana apenas no ano passado por causa da morte de meu pai. Nunca passei por uma situação de discriminação tão grande assim”, afirma.
"É inconstitucional", diz OAB

Segundo a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Rio Preto, a constituição proíbe qualquer tipo de discriminação. “O caso é completamente inconstitucional. 
Obviamente existem algumas profissões que sejam necessárias as avaliações de aptidão física, mas, neste caso, a qualificação técnica e profissional é muito mais importante”, comentou a advogada Suzana Quintana, presidente da OAB de Rio Preto.
Ainda segundo a advogada, Bruna deveria entrar com um recurso. “Obviamente a obesidade é uma doença, mas isso não impede que ela trabalhe. Uma pessoa que tem diabetes está inapta então? Ela deveria ajuizar uma ação e ir até o fim em busca dos direitos dela”, explicou Suzana.
Em nota, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo diz ser totalmente contrário aos laudos de inaptidão por obesidade. "Na última reunião com o secretário da Educação questionamos todos casos dos professores que estão sendo considerados inaptos para ingresso, dentre eles os que foram considerados obesos, sendo que muitos, inclusive, já ministram aulas na rede. A SEE disse que não intervém nessa seara,  pois o Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) é órgão vinculado à Secretaria de Gestão Pública Pública. A APEOESP está solicitando reunião com a Gestão Pública para tratar dessa questão", afirma a presidente do sindicato, Maria Izabel Azevedo Noronha.
O sindicato também informou que ingressará com ação judicial para defender os direitos dos professores.
**Este blog, sua responsável manifesta REPÚDIO A MAIS UM DESPROPÓSITO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE DIA-A-DIA SOFREM HUMILHAÇÕES PELO DPME E SEUS PERITOS,DEPOIS DE BRAVAMENTE TER SIDO APROVADA EM CONCURSO MUITO DISCUTÍVEL EM RELAÇÃO À BIBLIOGRAFIA EXIGIDA!
Você é mesmo professor? Junte-se a nosso repúdio!
Não foi a primeira, tampouco será a última como bem sabemos!
CHEGA!
Penélope Sharmosa



Ciee tem 10 vagas para alunos do ensino técnico e superior no Alto Tietê



Vagas são para as cidades de 

Mogi, 

Ferraz, 

Guararema 

e Suzano.
Estudantes de administração têm duas oportunidades em Mogi.

O Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) oferece dez vagas para estudantes dos ensinos superior e técnico em Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Suzano. 
Para estudantes de administração são três oportunidades. Uma delas é em Suzano, para alunas do 3º semestre. A remuneração é de R$ 500. A segunda é em Mogi das Cruzes para alunas do 1º ao 4º semestre. A bolsa-auxílio é de R$ 678. A outra também é em Mogi para estudantes do 1º ao 7º semestre. A remuneração é de R$ 724.
Alunos de pedagogia podem concorrer a uma vaga em Suzano. É necessário cursar entre o 2º e o 5º semestre. A remuneração é de R$ 450. Estudantes do curso de hotelaria e turismo podem concorrer a uma vaga em Mogi das Cruzes. É necessário estar entre o 2º e o 8º semestre e ter conhecimentos em informática. A bolsa-auxílio é de R$ 810.
Estudantes de letras com licenciatura em inglês e português podem se candidatar a uma vaga em Mogi. É preciso estar no 4º semestre. A bolsa-auxilio é de R$ 650. 
Alunos de direito podem concorrer a uma vaga em Ferraz de Vasconcelos. A oportunidade é para alunas do 7º ao 9º semestre. A bolsa-auxilio varia de R$ 700 até R$ 900.
Para alunos do curso técnico em administração, o Ciee tem duas vagas. Para concorrer a uma oportunidade em Guararema é preciso cursar entre o 1º e o 2º semestre. 
A vaga é para mulheres e a bolsa-auxilio é de R$ 500. A segunda oportunidade é em Mogi para alunas do 1º e 3º semestre. A bolsa-auxilio é de R$ 550. O Ciee também oferece uma vaga para estudantes do curso técnico em logística em Mogi. É preciso cursar entre o 1º e o 3º semestre e ter conhecimentos em informática. A remuneração é de R$ 600.
Para conferir todas as vagas os estudantes podem fazer um cadastro no site do Ciee ou comparecer à unidade, que fica na a Rua Dom Antônio Cândido Alvarenga, 492, no Centro, em Mogi das Cruzes. Para mais informações o telefone é o 4799-2500.
Penélope Sharmosa

Seja Bem Vindo

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÕES,ATUALIDADES, DICAS,TECNOLOGIA: SUAS DIFICULDADES , NOVIDADES E SISTEMAS DE SEGURANÇA DIGITAIS,INTERNET,REDES SOCIAIS, COMPUTADORES SOFTWARES ÚTEIS e MUITA, MUITA LÍNGUA MATERNA
Espero sinceramente ser útil a você.

Muita Luz e Paz!

Professora Simone Calixto