quinta-feira, 5 de maio de 2011

Alguém poderia corrigir e dá uma nota a minha redação? TEMA: O trabalho na construção da dignidade humana (Enem 2010)

O trabalhador é a base de inúmeros projetos, seja empresarial, comercial ou territorial. Porem, o mesmo não é reconhecido. Isso porque não tem espaço para grandes decisões e ainda é explorado por seus chefes ou pelas condições as quais é submetido.
Dessa forma, exercer funções trabalhistas ainda é motivo de repulsão ou tédio, visto que o trabalhador - mesmo com atrativos profissionais - é alvo de mecanização física e mental. Além disso, alguns homens vivem como escravos, tanto pelas frequentes exigências do patrão, quanto pela dependência que assumem quando são obrigados a trabalhar com pouca remuneração, como acontece com os chamados boias-frias, comumente encontrados no Sudeste do Brasil.
No entanto, é válido promover o reconhecimento desses indivíduos. Através da criação de Conselhos em empresas ou no comércio, que priorizem a opinião de todos os funcionários, a fim de a participação seja ampla e um meio para estimular o desejo da satisfação profissional.
Sobretudo, é possível amenizar a exploração no campo, residências, lojas, entre outros. Por meio de campanhas e criação de leis contra o abuso ao trabalhador. Não obstante, é essencial que essas pessoas tenham melhores condições de vida. E para isso, a sociedade precisa ajudá-los com mantimentos pessoais e financeiros.
Exposto isso, torna-se perceptível a importância da redução da exploração trabalhista e o aumento do reconhecimento profissional. Isso porque consolidado esses objetivos, pode-se obter maiores índices de dignidade humana e aperfeiçoamento pessoal e social.

PRECISO DE DICAS, QUEM PUDER AJUDAR, EU AGRADEÇO.






Resposta



O trabalhador é a base de inúmeros projetos, seja empresarial, comercial ou territorial. Porém, não  é reconhecido. Isso porque não tem espaço para grandes decisões e ainda é explorado por seus chefes ou pelas condições às quais é submetido.
Dessa forma, exercer funções trabalhistas( todas as funções são trabalhistas....) ainda é motivo de repulsão ou tédio, visto que o trabalhador - mesmo com (qualificações) profissionais - é alvo de mecanização física e mental. 
(Além disso desnecessário), Alguns homens vivem como escravos, tanto pelas frequentes exigências ( de patrões)  do patrão, quanto pela dependência que assumem quando Trabalham (são obrigados a trabalhar) (por) com (baixa) pouca remuneração, como acontece com os chamados boias-frias, comumente encontrados no ( norte-nordeste)Sudeste do Brasil.
No entanto, é válido promover o reconhecimento desses indivíduos. Através da criação de Conselhos em empresas ou no comércio, que priorizem a opinião de todos os funcionários, a fim de a (trecho confuso, poderia ter sido mais claro) participação seja ampla e um meio para estimular o desejo da satisfação profissional.
Sobretudo( desnecessário), É possível amenizar a exploração no campo, residências, lojas, entre outros;( ponto e vírgula) Por meio de campanhas e criação de leis contra o abuso ao trabalhador. Não obstante, é essencial que essas pessoas Quais pessoas?) tenham melhores condições de vida. E( não se começa período com "E" para isso, a sociedade precisa ajudá-los( ajudá-los, quem?) com mantimentos( recursos, ficaria mais adequado e claro) pessoais e financeiros.
Exposto isso( isto posto), torna-se perceptível a importância da redução da exploração trabalhista e o aumento do reconhecimento profissional.(ponto e vírgula) Isso porque consolidado esses objetivos, pode-se obter maiores índices de dignidade humana e aperfeiçoamento pessoal e social.


PRECISO DE DICAS, QUEM PUDER AJUDAR, EU AGRADEÇO.






Anjo, você faz períodos muitos extensos dificultando a compreensão.Em redação não se aplica "eu quis dizer",é um documento e você disse.Percebe?
Também fique alerta, pois não se começa frases com conectivos de adição uma vez que eles nos dão a idéia clara de soma de pensamentos, se um pensamento não foi encerrado, não se abre outro período com conectivos de soma (e,também, por isto, além disto...)
Releia a parte em que eu avaliei como confusa...Verá que ficou sem direção...Atirando para todos os lados, sem querer é claro.
A locução "Exposto isto", deu um ar de pedância, arrogância, afinal o texto é , ou deveria ser de fácil compreensão dos trabalhadores, personagens da redação,.
DE resto, disserta muito bem, em 3ª pessoa, com maturidade, só precisa estar atenda ao excesso de idéias que te afloram e que são normais... 


Se precisar de mim para mais alguma coisa, terei o maior prazer em recebê-la em meu blog, abaixo


Beijo e Muita luz

Professora  Psicopedagoga Simonne Machado


Seja Bem Vindo

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÕES,ATUALIDADES, DICAS,TECNOLOGIA: SUAS DIFICULDADES , NOVIDADES E SISTEMAS DE SEGURANÇA DIGITAIS,INTERNET,REDES SOCIAIS, COMPUTADORES SOFTWARES ÚTEIS e MUITA, MUITA LÍNGUA MATERNA
Espero sinceramente ser útil a você.

Muita Luz e Paz!

Professora Simone Calixto