No Rio de Janeiro, as greves operárias em São Paulo e a Guerra do Contestado (na fronteira entre Paraná e Santa Catarina); além disso A POLÍTICA SEGUIA MARCADAMENTE PELA OLIGARQUIA RURALO NASCIMENTO DA BURGUESIA A INDUSTRIALIZAÇÃO,A SEGREGAÇÃO DOS NEGROS PÓS ABOLIÇÃO-, O SURGIMENTO DO PROLETARIADO e: finalmente,A IMIGRAÇÃO EUROPÉIA
Além desses fatos somam-se as lutas políticas constantes pelo CORONELISMO e disputas provincianas como as existentes no Rio Grande do Sul entre maragatos e republicanos.
Outras manifestações artísticas
A música assistiu, desde o lançamento da primeira gravação feita no país por Xisto Bahia, a uma penetração nas camadas mais elevadas de manifestações até então restritos às camadas mais populares – ritmos tais como o maxixe, toada, modinha e serenata. É o tempo em que a capital do país, então o Rio de Janeiro, assiste ao crescimento do carnaval, ao sucesso de compositores como CHUIQUINHA GONAZAGA e o nascimento E O SAMBA EM SUA VERSÃO RECENTE
Na música erudita, o nome representativo foi o de Alberto Nepomuceno, de composições de “intenção nacionalista”.
Na pintura, tendo como principal foco a Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, vigorava o academicismo, passando despercebida a exposição feita em 1913 pelo lituano Lasar Segall. Aem EM 1917 UMA FORTE REAÇÃO À EXPOSIÇÃO DE ANITA MALFATTI ABRE O CONFRONTO e o QUE CULMINARIA NA SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922.
Para além dos fatos circundantes, registra-se que AINDA ESTÃO ATIVOS AUTORES PARNASIANOS como OLAVO BILAC, RAIMUNDO CORREA E FRANCISCA JÚLIA, eNEOR-PARSIANOS COMO MARTINS FONTES E GOULART DE ANDRADEDOMINANDO O CENÁRIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS .
Além deles, longe da Academia, simbolistas como Emiliano Perneta e Pereira da Silva, convivem com os escritores pré-modernistas.
Ou seja, este período veio com forte conturbação no norte-nordeste, no sudeste com as guerras, exatamente por esto veio a sede enorme de manifestação contrária, que se deu pela semana de arte moderna, que vinha quebrando conceitos e abrindo portas às novas gerações sem desprezar as antigas.
Pode se afirmar, portanto, que o pré-modernismo assim como o humanismo, foi uma período de transição, e não profundadamente literal, exceto pela semana de arte moderna.
Se tiver alguma dúvida me procure no blog abaixo, que terei prazer em ajudar...
Beijos e Luz
Professora Psicopedagoga Simonne Machado