Um fato muito comum quando você observa pessoas trabalhando e usando seu tempo para realizar
atividades é a falta de claras prioridades do que deve ser feito. Isso causa uma gigantesca confusão
mental e por conseqüência uma grande perda de tempo no dia-a-dia.
atividades é a falta de claras prioridades do que deve ser feito. Isso causa uma gigantesca confusão
mental e por conseqüência uma grande perda de tempo no dia-a-dia.
O quadro é mais ou menos o seguinte: você está trabalhando em uma tarefa chata, dentro de algum
tempo você começa a cansar e vai ver sua Caixa de Entrada, ai descobre um monte de outras
coisinhas para fazer e começa a responder seus e-mails. No meio do caminho, surge um e-mail um
pouco mais chato e você vai ver o que está acontecendo na Internet, em algum portal ou até em uma
rede social. Depois de dar uma espiadela, você volta para aquela tarefa chata que parou e começou
toda nossa história, quando de repente toca o telefone e começa tudo de novo.
Interrupções nós temos a todo o momento, elas sempre vão acontecer (geradas por nós mesmos ou
por terceiros). O problema é quando as pessoas se perdem nesse volume de informações e atividades
que vão chegando e não conseguem dar conta das verdadeiras prioridades.
Todo dia deve ter uma lista de prioridades do que realmente deve ser feito. Se algo for opcional ou
não deve ser feito, ele deve ir para outro dia. Essas prioridades não podem nunca lotar todas as suas
horas de trabalho, ou você vai procrastinar e se frustrar.
Comece com a primeira prioridade da lista, enquanto estiver executando essa prioridade, deixe o e-
mail fechado, o navegador fechado, ou seja, foco no que está fazendo. Terminou? Ai sim, vai passear
no e-mail, na Internet,etc.. se surgiu algo novo nessa passeada, transforma em prioridade e coloca na
lista. Simples, mas não é fácil!
Isso é treino. É disciplina. É você aprender a controlar não o tempo, mas seus dedos, sua ansiedade,
sua atenção. É gerenciando você que você se torna o senhor do seu tempo e não o escravo dele.
Só que as pessoas têm preguiça de tentar, elas começam e desistem. Voltam pra zona de conforto
que é tentar fazer tudo, não conseguir dar conta e reclamar que não dá tempo para mais nada!
Sempre dá, é uma questão de o benefício ser maior que a preguiça. Claro que você pode ter
transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e ai vai precisar consultar um médico para
via medicamento controlar isso, é simples, não mata ninguém e ajuda bastante.
A sua próxima prioridade é controlar você e com isso controlar seu tempo!
http://simonnemachado.blogspot.com.br/
Professora Psicopedagoga
Simonne Machado