do MEC.
Camila Zuconi, de 18 anos, foi aprovada em medicina na UFCSPA no RS.
A redação da estudante mineira Camila Zuconi,
de 18 anos, é um dos textos considerados “nota
1.000” e publicados na cartilha "A redação no
Enem 2012 - Guia do Participante", lançada
pelo Ministério da Educação. Camila é aluna do
segundo período de Medicina da Universidade
Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
(UFCSPA) e concluiu o ensino médio em 2011,
quando fez a prova do Enem e foi aprovada no
vestibular da universidade gaúcha.
de 18 anos, é um dos textos considerados “nota
1.000” e publicados na cartilha "A redação no
Enem 2012 - Guia do Participante", lançada
pelo Ministério da Educação. Camila é aluna do
segundo período de Medicina da Universidade
Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
(UFCSPA) e concluiu o ensino médio em 2011,
quando fez a prova do Enem e foi aprovada no
vestibular da universidade gaúcha.
"Eu acho que, antes de tudo, precisa de leitura", disse a universitária sobre a preparação que
resultou em seu desempenho destacado na avaliação.
resultou em seu desempenho destacado na avaliação.
Nascida em Três Marias, na Região Central de Minas Gerais, a estudante se mudou para
Viçosa quando tinha 14 anos, após ser aprovada no Colégio de Aplicação – Coluni, na cidade
da Zona da Mata de Minas Gerais, onde cursou todo o ensino médio.
Viçosa quando tinha 14 anos, após ser aprovada no Colégio de Aplicação – Coluni, na cidade
da Zona da Mata de Minas Gerais, onde cursou todo o ensino médio.
A habilidade de Camila para escrever a redação nota 1.000 foi desenvolvida ao longo de toda
a sua vida escolar, principalmente nos últimos três anos, segundo ela. “Sempre me dediquei
bastante. No Coluni, eu abri mão de muita coisa para poder me dedicar aos estudos. Se você
realmente quer passar no vestibular tem que organizar o tempo. É um processo. A gente
precisa se organizar e fazer com prazer, pensando no objetivo que você quer alcançar”, disse.
a sua vida escolar, principalmente nos últimos três anos, segundo ela. “Sempre me dediquei
bastante. No Coluni, eu abri mão de muita coisa para poder me dedicar aos estudos. Se você
realmente quer passar no vestibular tem que organizar o tempo. É um processo. A gente
precisa se organizar e fazer com prazer, pensando no objetivo que você quer alcançar”, disse.
Outro ponto que Camila destacou como fundamental para o sucesso na redação do Enem foi o
conhecimento adquirido em uma bolsa de iniciação científica. “A leitura que eu tive e a
orientação crítica da professora da iniciação me ajudaram muito, muito mesmo, a ter habilidade
para escrever”, contou. As leituras de temas atuais e de provas anteriores também ajudaram a
estudante.Sobre a importância da leitura, ela ressaltou que o hábito não pode ser encarado
como uma obrigação, mas como prazer, e apontou os benefícios. “Ler ajuda muito a ter um
vocabulário mais completo. Você percebe dicas de como escrever e é importante também
ler o texto que está escrevendo”.
conhecimento adquirido em uma bolsa de iniciação científica. “A leitura que eu tive e a
orientação crítica da professora da iniciação me ajudaram muito, muito mesmo, a ter habilidade
para escrever”, contou. As leituras de temas atuais e de provas anteriores também ajudaram a
estudante.Sobre a importância da leitura, ela ressaltou que o hábito não pode ser encarado
como uma obrigação, mas como prazer, e apontou os benefícios. “Ler ajuda muito a ter um
vocabulário mais completo. Você percebe dicas de como escrever e é importante também
ler o texto que está escrevendo”.
Quando eu vi o
tema fiquei
satisfeita. Porque
era um assunto
atual e sobre o
qual eu tinha lido
recentemente"
tema fiquei
satisfeita. Porque
era um assunto
atual e sobre o
qual eu tinha lido
recentemente"
Camila Zuconi
objetividade. “Planejei o texto. Fiz o que sempre tentava fazer nas redações, um esquema do
que eu ia pôr em cada parágrafo. Também tentei tirar o máximo dos textos apresentados na
prova e aproveitar o que eu já sabia sobre o tema para dar o diferencial ao texto”, explicou. A
harmonia das ideais também é importante na hora da redação, segundo ela. “Buscava sempre
tomar cuidado com a coerência para ver se o leitor ia entender o que eu queria dizer”.
Estratégia durante a prova
Camila disse que quando recebeu a prova, a primeira coisa que fez foi ler a proposta de
redação para já ter conhecimento do tema. “Quando eu vi o tema fiquei
satisfeita. Porque era um assunto atual e sobre o qual eu tinha lido
recentemente. Também já tínhamos discutido sobre as redes sociais em
sala de aula”, contou a estudante. Na sequência, ela começou a fazer as
45 questões de português e as 45 de matemática. “Eu optei por responder as questões primeiro, pois poderia absorver algo delas que me ajudaria na redação”, explicou.
Camila disse que quando recebeu a prova, a primeira coisa que fez foi ler a proposta de
redação para já ter conhecimento do tema. “Quando eu vi o tema fiquei
satisfeita. Porque era um assunto atual e sobre o qual eu tinha lido
recentemente. Também já tínhamos discutido sobre as redes sociais em
sala de aula”, contou a estudante. Na sequência, ela começou a fazer as
45 questões de português e as 45 de matemática. “Eu optei por responder as questões primeiro, pois poderia absorver algo delas que me ajudaria na redação”, explicou.
Ela afirmou que ficou muito satisfeita com a proposta da redação. “Acho que os jovens são
público alvo do Enem, apesar de pessoas mais velhas também fazerem o exame, e a gente
usa bastante as redes sociais, então temos facilidade para falar sobre o assunto", disse.
Quando começou a redigir “Redes sociais: o uso exige cautela”, a estudante conta que se
preocupou com a objetividade e delimitou o enfoque pela influência e presença dessas
ferramentas da internet na vida das pessoas nos dias de hoje.
público alvo do Enem, apesar de pessoas mais velhas também fazerem o exame, e a gente
usa bastante as redes sociais, então temos facilidade para falar sobre o assunto", disse.
Quando começou a redigir “Redes sociais: o uso exige cautela”, a estudante conta que se
preocupou com a objetividade e delimitou o enfoque pela influência e presença dessas
ferramentas da internet na vida das pessoas nos dias de hoje.
Para desenvolver o assunto, Camila colocou seu repertório no papel. Entre exemplos
lembrados, ela citou que sempre refletia sobre a relação público/privado ao usar a internet e
também contou que havia lido um texto sobre a influência das redes sociais nos movimentos
populares recentes que têm acontecido pelo mundo.
lembrados, ela citou que sempre refletia sobre a relação público/privado ao usar a internet e
também contou que havia lido um texto sobre a influência das redes sociais nos movimentos
populares recentes que têm acontecido pelo mundo.
A redação nota 1.000 foi fundamental para Camila ser aprovada no curso de Medicina da
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Segundo a mineira,
seu objetivo era a UFMG, porém a nota da redação não foi considerada pela instituição na
primeira fase. Apesar da distância da família, hoje ela se sente feliz em Porto Alegre. “Gosto
muito da cidade e da faculdade. Fiquei muito satisfeita com a publicação da minha redação e o
reconhecimento”, concluiu.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Segundo a mineira,
seu objetivo era a UFMG, porém a nota da redação não foi considerada pela instituição na
primeira fase. Apesar da distância da família, hoje ela se sente feliz em Porto Alegre. “Gosto
muito da cidade e da faculdade. Fiquei muito satisfeita com a publicação da minha redação e o
reconhecimento”, concluiu.
*Galerinha, como sempre digo, a LEITURA AJUDA NÃO APENAS ANA MELHORA DA ESCRITA, MAS AMPLIA A VISÃO DE MUNDO, DE VIDA E DE ESCOLHAS.
http://simonnemachado.blogspot.com.br/
Professora Psicopedagoga Simonne Machado