Procon registra 400% de aumento nas queixas contra sites de compras
Empresas serão convidadas a se comprometer em reduzir reclamações.
Objetivo é aumentar o índice de solução dos problemas em São Paulo.
Os sites que serão convidados a fazer o acordo são: Caldeirão de Ofertas, ClickOn, Clube do Desconto, Groupon, Peixe Urbano, Pesca Coletiva e Privália. Três deles - ClickOn, Groupon e Peixe Urbano - já aceitaram o acordo e reduziram o número de reclamações.
Veja o ranking das empresas que receberam o maior número de notificações do Procon:
site | notificações encaminhadas pelo Procon - 1º semestre de 2012 | Índice de solução | |
---|---|---|---|
1º | Groupon | 702 | 70% |
2º | ClickOn | 276 | 76% |
3º | Peixe Urbano | 190 | 83% |
4º | Caldeirão de Ofertas | 143 | 52% |
5º | Privalia | 131 | 69% |
6º | Clube do desconto | 125 | 74% |
7º | Tripz | 125 | 74% |
8º | Pesca Coletiva | 87 | 70% |
O G1 entrou em contato com as empresas Groupon, Clube do Desconto, Pesca Coletiva e Tripz. A reportagem não conseguiu acionar a assessoria do Caldeirão de Ofertas.
O Groupon Brasil informou neste sábado (22) que firmou um compromisso público com o Procon-SP para redução no número de reclamações de clientes e garante que irá cumprir com todos os itens deste acordo. A empresa afirma que houve redução em 30% do número de casos que chegaram ao Procon nos últimos seis meses.
Em nota, o ClickOn diz que "vem trabalhando fortemente para diminuir seu índice de reclamações". "O esforço tem gerado ótimos resultados, tanto que do início do ano até agosto, o índice de reclamações diminuiu em 65%", segundo o site. A meta interna, de acordo com a empresa, é chegar a 70% de redução.
O site Peixe Urbano disse, em nota, que “entre os maiores sites do setor, é o que tem o menor índice de reclamações e a maior taxa de resolução”. “Neste primeiro semestre do ano, implementamos um chat online e um canal telefônico para usuários em todo o Brasil. Além disso, já contamos com atendimento 24 horas por dia, 7 dias na semana”, completa.
A Privalia disse que enviou ao Procon um documento em que esclarece que “seu modelo de negócios é clube de compras e não compras coletivas, como foi classificado pelo órgão”. “A empresa reitera que não tem poupado esforços com relação às melhorias em todas as suas áreas e tem feito investimentos na operação logística, no aumento de centros de distribuição, qualificação de operadores logísticos, transportadoras e quadro de empregados, além de melhorias na área de atendimento”, diz uma nota da empresa.
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode contatar o órgão através do telefone 151(cidade de SP) ou através do site www.procon.sp.gov.br.
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Professora Ahatena