computadores e Internet

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SÍMBOLOS DE PROTEÇÃO PEDRAS, BAGUÁ, BUDA...



A sensação de estar mais protegido do mundo lá fora é o que leva muita gente a cultivar objetos que materializam boas energias. Não importa se são símbolos católicos, budistas, hindus ou místicos, como cristais, olho-grego e o bá gua*. O que vale é acreditar no poder que eles têm. “Esses talismãs emitem um campo de energia positiva, mas só são ativados se quem os utiliza tiver fé”, diz a especialista em Feng Shui Lógico, Stela Vecchi. 

A fé nos objetos espirituais, contudo, não precisa estar necessariamente ligada à religiosidade. Para Hortência Del Bianco, consultora da mesma técnica chinesa, a proteção proporcionada por um símbolo independe de religião. “A pessoa pode gostar de anjos e não ser católica.  Ou usar a figura do Buda, que simboliza prosperidade, sem ser budista. O mais importante é a adoração da imagem que escolhemos manter na nossa casa ou ambiente de trabalho”, afirma. 

Para a escritora e autora do site Canto do Feng Shui, Cristina Ventura,
é comum, principalmente aqui no Brasil, encontrar pessoas com o costume de combinar elementos de diferentes crenças. “Há quem goste de ter em casa estátuas de Buda e São Jorge, Nossa Senhora e Iemanjá. Já alguns misturam imagens de Jesus e de deuses indianos. E outros utilizam objetos, como cristais de quartzo, velas e água benta, que aludem a terra, o fogo e a água, para trazer harmonia”, conta.

Segundo Cristina, os símbolos podem ser reunidos num canto da casa dedicado à espiritualidade. Já no trabalho, os amuletos escolhidos devem ser mantidos no lado direito da mesa ou computador. “Todas as representações são válidas desde que a mensagem transmitida por elas estimule pensamentos positivos. Visualizar as imagens é uma forma de nos lembrarmos da importância de acreditar na vida e de que é preciso confiar que as coisas podem melhorar sempre”.  

Veja o porquê alguns objetos são ideais para trazer proteção, segundo Stela Vecchi

*Ba guá – Figura geométrica octogonal, que significa oito lados na língua chinesa, é considerado um dos principais instrumentos do Feng Shui. Ele representa a força da natureza e seus ciclos, as estações do ano, com as características energéticas de cada fase. Como símbolo de proteção, deve ser colocado sobre a porta de entrada da casa com um espelho no centro. “Funciona como um filtro de energias, deixando entrar somente as benéficas, e também como símbolo de harmonia e prosperidade”.
Crucifixo – Desde os celtas, a cruz é um dos símbolos de proteção mais poderosos contra o mal. Os seus quatro braços significam as quatro direções, Norte, Sul, Leste e Oeste que apontam para povos de lugares diferentes unidos pelo centro. “Temos a ideia de cruz como sinônimo de sofrimento, mas na verdade a cruz foi escolhida por Jesus por ser símbolo de união e amor”.
Olho-grego – Simboliza um olho que tudo vê com objetivo de repelir o mal. O tom azul simboliza proteção. Também é conhecido como olho-turco e muito usado na Turquia, onde é conhecido pelo nome de nazar boncuk. Pode ser usado apontando para a porta de entrada ou sobre a mesa de trabalho e ainda na carteira ou em bijuterias.
VelasElas proporcionam fogo e luz e têm o poder de transcender a claridade do espaço remetendo à iluminação espiritual. A vela da prosperidade tem a cor amarela e as de formato quadrado podem proporcionar solidez material e estabilidade financeira.
Cristais ou Pedras – Desde os tempos mais remotos, os cristais e as pedras já eram utilizados nos processos de cura e equilíbrio do corpo, mente e alma. “A energia irradiada é uma composição dos elementos da natureza e das radiações vibracionais” Cada pedra possui características próprias conforme seu tamanho e coloração. O cristal de quartzo ou transparente, por exemplo, transmite lucidez; o quartzo rosa simboliza o amor; o quartzo verde, cura emocional e física; e a turmalina negra repele a negatividade se usada no lado esquerdo do corpo. 

Atena