computadores e Internet

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Condições precárias, falta de material resulta nisto:



Professora de Curitiba imprime prova no verso de exame de urina



Caso aconteceu na Escola Estadual Emilio de Menezes.
Mãe de aluno diz que todos os anos o colégio pede 200 folhas aos alunos.


Prova de português foi aplicada a aluno da sétima série (Foto: Reprodução)





Uma professora da Escola Estadual Emilio de Menezes, em Curitiba, entregou a um dos alunos uma prova impressa no verso de um exame de urina. A prova de português foi aplicada ao aluno da sétima série do ensino fundamental, em outubro.
A mãe do garoto, que preferiu não se identificar, diz que ficou revoltada quando viu a folha de papel utilizada para a impressão da prova. “Todo começo de ano, pedem 200 folhas de papel para ficar na escola e outras 50 para andar com ele. Até ele ficou indignado quando viu”, conta. Conforme a mulher, esta foi a primeira vez que algo assim aconteceu e que, pelos relatos do filho, não é uma prática de outras professoras.
O garoto de 13 anos foi matriculado nessa escola em 2011. A mãe diz que decidiu matricular o filho por indicação do colégio anterior onde ele estudava. “Eu nem conhecia a escola, eles indicaram porque ficava mais perto de casa e me disseram que era um bom colégio”, lembra.
G1 tentou entrar em contato com a professora que aplicou a prova, mas ela não respondeu às ligações. Uma funcionária do colégio, que também não quis se identificar, informou que ela tem o hábito de utilizar folhas de rascunho da secretaria para imprimir atividades para os alunos.
A Secretaria de Estado da Educação também foi procurada. Em nota, a SEED lamentou o fato e disse que não há qualquer orientação para que as escolas adotem esse tipo de prática. Quanto à compra material escolar, a secretaria informou que os pais não podem ser obrigados a contribuir. Qualquer contribuição deve ser feita apenas de forma voluntária.
Leia abaixo a íntegra da nota da Secretaria de Educação do Paraná:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado da Educação lamenta o fato de um aluno ter recebido uma avaliação impressa no verso de um exame laboratorial de saúde. Nunca houve qualquer orientação para que as escolas adotem esse tipo de procedimento, apesar da reciclagem ser uma prática louvável.
Quanto à lista de material que as escolas costumam solicitar aos pais dos alunos no início do ano letivo, a Secretaria lembra a comunidade de que nenhuma família pode ser obrigada a cooperar com a compra materiais de uso comum. Qualquer contribuição apenas pode ser feita de forma voluntária.
Apenas em 2012, as escolas paranaenses receberam R$ 80 milhões do Governo do Estado, via Fundo Rotativo, para a compra de material de expediente.
*** Antes de cômico, é trágico: 
Vejamos, a professora deveria ter condições de fazer suas impressões de avaliações e afins NA ESCOLA COM MATERIAL FORNECIDO PELA MESMA;
É prova de que tudo é na educação é culpa do professor ou das péssimas condições que dribla para trabalhar:
Quantos de nós professores ficamos sem papel para a impressão sem TER ONDE COMPRAR COM O NOSSO DINHEIRO, QUE JAMAIS É REPOSTO, POIS É NOSSA OBRIGAÇÃO?
Absurdo são nossas vergonhosas condições de trabalho...
Atena

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SÍMBOLOS DE PROTEÇÃO PEDRAS, BAGUÁ, BUDA...



A sensação de estar mais protegido do mundo lá fora é o que leva muita gente a cultivar objetos que materializam boas energias. Não importa se são símbolos católicos, budistas, hindus ou místicos, como cristais, olho-grego e o bá gua*. O que vale é acreditar no poder que eles têm. “Esses talismãs emitem um campo de energia positiva, mas só são ativados se quem os utiliza tiver fé”, diz a especialista em Feng Shui Lógico, Stela Vecchi. 

A fé nos objetos espirituais, contudo, não precisa estar necessariamente ligada à religiosidade. Para Hortência Del Bianco, consultora da mesma técnica chinesa, a proteção proporcionada por um símbolo independe de religião. “A pessoa pode gostar de anjos e não ser católica.  Ou usar a figura do Buda, que simboliza prosperidade, sem ser budista. O mais importante é a adoração da imagem que escolhemos manter na nossa casa ou ambiente de trabalho”, afirma. 

Para a escritora e autora do site Canto do Feng Shui, Cristina Ventura,
é comum, principalmente aqui no Brasil, encontrar pessoas com o costume de combinar elementos de diferentes crenças. “Há quem goste de ter em casa estátuas de Buda e São Jorge, Nossa Senhora e Iemanjá. Já alguns misturam imagens de Jesus e de deuses indianos. E outros utilizam objetos, como cristais de quartzo, velas e água benta, que aludem a terra, o fogo e a água, para trazer harmonia”, conta.

Segundo Cristina, os símbolos podem ser reunidos num canto da casa dedicado à espiritualidade. Já no trabalho, os amuletos escolhidos devem ser mantidos no lado direito da mesa ou computador. “Todas as representações são válidas desde que a mensagem transmitida por elas estimule pensamentos positivos. Visualizar as imagens é uma forma de nos lembrarmos da importância de acreditar na vida e de que é preciso confiar que as coisas podem melhorar sempre”.  

Veja o porquê alguns objetos são ideais para trazer proteção, segundo Stela Vecchi

*Ba guá – Figura geométrica octogonal, que significa oito lados na língua chinesa, é considerado um dos principais instrumentos do Feng Shui. Ele representa a força da natureza e seus ciclos, as estações do ano, com as características energéticas de cada fase. Como símbolo de proteção, deve ser colocado sobre a porta de entrada da casa com um espelho no centro. “Funciona como um filtro de energias, deixando entrar somente as benéficas, e também como símbolo de harmonia e prosperidade”.
Crucifixo – Desde os celtas, a cruz é um dos símbolos de proteção mais poderosos contra o mal. Os seus quatro braços significam as quatro direções, Norte, Sul, Leste e Oeste que apontam para povos de lugares diferentes unidos pelo centro. “Temos a ideia de cruz como sinônimo de sofrimento, mas na verdade a cruz foi escolhida por Jesus por ser símbolo de união e amor”.
Olho-grego – Simboliza um olho que tudo vê com objetivo de repelir o mal. O tom azul simboliza proteção. Também é conhecido como olho-turco e muito usado na Turquia, onde é conhecido pelo nome de nazar boncuk. Pode ser usado apontando para a porta de entrada ou sobre a mesa de trabalho e ainda na carteira ou em bijuterias.
VelasElas proporcionam fogo e luz e têm o poder de transcender a claridade do espaço remetendo à iluminação espiritual. A vela da prosperidade tem a cor amarela e as de formato quadrado podem proporcionar solidez material e estabilidade financeira.
Cristais ou Pedras – Desde os tempos mais remotos, os cristais e as pedras já eram utilizados nos processos de cura e equilíbrio do corpo, mente e alma. “A energia irradiada é uma composição dos elementos da natureza e das radiações vibracionais” Cada pedra possui características próprias conforme seu tamanho e coloração. O cristal de quartzo ou transparente, por exemplo, transmite lucidez; o quartzo rosa simboliza o amor; o quartzo verde, cura emocional e física; e a turmalina negra repele a negatividade se usada no lado esquerdo do corpo. 

Atena

domingo, 2 de dezembro de 2012

ETC VESTIBULINHO : ESTÁ PREPARADO? SIMULE:







VESTIBULINHO 



O processo seletivo do Vestibulinho ocorre 
semestralmente, exceto para o Ensino Médio e 
cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, que são 
anuais. Para concorrer a uma das vagas para o  

Ensino Médio ou para os cursos técnicos 
integrados ao Ensino Médio, o candidato dever ter 
concluído o Ensino Fundamental. Quem pretende 
fazer apenas o Ensino Técnico, precisa ter 
concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do 
Ensino Médio. A cada Vestibulinho, é preciso conferir 
no Manual do Candidato quais os cursos oferecidos 
em cada unidade.



Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 
3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a 
oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas 
duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato 
afrodescentende deve fazer a autodeclaração no ato 
da inscrição.

Os candidatos egressos do ensino público devem 
apresentar o histórico escolar do ensino fundamental 
ou a declaração escolar, discriminada série a série, 
para comprovar que cursaram integralmente da 5ª à 
8ª série na rede pública municipal, estadual ou 
federal.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 
(Capital e Região Metropolitana de São Paulo) e 

0800-772 2829 (Interior) e pelo site 


Provas e Gabaritos dos Vestibulinhos das Etecs

VESTIBULINHO ETEC - 1º SEM/12
Exame : 20/11/11 (domingo), às 13h30min
CADERNO DE QUESTÕES
Nome do(a) candidato(a): ________________________________________________ Nº de inscrição: ________________
Prezado(a) candidato(a):

Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções a seguir.
1. Este caderno contém 50 (cinquenta) questões em forma de teste.
2. A prova terá duração de 4 (quatro) horas.
3. Após o início do Exame, você deverá permanecer no mínimo até as 15h30min dentro da sala do Exame, podendo, ao deixar este local,
levar consigo este caderno de questões.
4. Você receberá do Fiscal a Folha de Respostas Definitiva. Verifique se está em ordem e com todos os dados impressos corretamente. Caso contrário, notifique o Fiscal, imediatamente.
5. Após certificar-se de que a Folha de Respostas Definitiva é sua, assine-a com caneta esferográfica de tinta preta ou azul no local em
que há a indicação: “ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)”.
6. Após o recebimento da Folha de Respostas Definitiva, não a dobre e nem a amasse, manipulando-a o mínimo possível.
7. Cada questão contém 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E) das quais somente uma atende às condições do enunciado.
8. Responda a todas as questões. Para cômputo da nota, serão considerados apenas os acertos.
9. Os espaços em branco contidos neste caderno de questões poderão ser utilizados para rascunho.
10. Estando as questões respondidas neste caderno, você deverá primeiramente passar as alternativas escolhidas para a Folha de Respostas Intermediária, que se encontra na última página deste caderno de questões.
11. Posteriormente, você deverá transcrever todas as alternativas assinaladas na Folha de Respostas Intermediária para a Folha de Respostas Definitiva, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul.
12. Questões com mais de uma alternativa assinalada, rasurada ou em branco serão anuladas. Portanto, ao preencher a Folha de Respostas Definitiva, faça-o cuidadosamente. Evite erros, pois a Folha de Respostas não será substituída.
13. Preencha as quadrículas da Folha de Respostas Definitiva, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul e com traço forte e cheio,
conforme o exemplo a seguir
14. Quando você terminar a prova, avise o Fiscal, pois ele recolherá a Folha de Respostas Definitiva, na sua carteira. Ao término da prova, você somente poderá retirar-se da sala do Exame após entregar a sua Folha de Respostas Definitiva, devidamente assinada, ao Fiscal.
15. Enquanto você estiver realizando o Exame, é terminantemente proibido utilizar calculadora, computador, telefone celular - o mesmo deverá permanecer totalmente desligado - inclusive sem a possibilidade de emissão de alarmes sonoros ou não, radiocomunicador ou aparelho eletrônico similar, chapéu, boné, lenço, gorro, óculos escuros, corretivo líquido ou quaisquer outros materiais (papéis) estranhos à prova.

16. O desrespeito às normas que regem o presente Processo Seletivo Vestibulinho, bem como a desobediência às exigências registradas no
Manual do Candidato, além de sanções legais cabíveis, implicam a desclassificação do candidato.

17. Será eliminado do Exame o candidato que:
∗ não apresentar um dos documentos de identidade originais exigidos;
∗ sair da sala sem autorização ou desacompanhado do Fiscal, com ou sem o caderno de questões e/ou a Folha de Respostas Definitiva;
∗ deixar de assinar a lista de presença e a sua Folha de Respostas Definitiva;
∗ utilizar-se de qualquer tipo de equipamento eletrônico e/ou de livros e apontamentos durante a prova;
∗ perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
∗ for surpreendido se comunicando ou tentando se comunicar com outro candidato durante a prova;
∗ ausentar-se do prédio durante a realização da prova, independente do motivo exposto;
∗ realizar a prova fora do local determinado pela Etec / Extensão de Etec;
∗ zerar na prova-teste.
18. Aguarde a ordem do Fiscal para iniciar o Exame.
BOA PROVA!

Gabarito oficial
O gabarito oficial da prova será divulgado a partir das 18 horas
do dia 20/11/11, no site www.vestibulinhoetec.com.br Resultado

• Divulgação da lista de classificação geral para os cursos técnicos
com prova de aptidão a partir do dia 04/01/12.
• Divulgação da lista de classificação geral dos demais cursos
técnicos a partir do dia 18/01/12.

AVALIAÇÃO

HORA DO INTERVALO Quando estamos à frente de um saboroso prato de comida, as cores, os aromas, as texturas de frutas, verduras, legumes e carnes nos despertam, antes de tudo, a vontade de degustar com prazer aquela refeição. Às vezes, em seguida, vem a incômoda preocupação com o excesso de calorias e com o desejo de manter o corpo em forma, entretanto, depois dessas duas etapas, raramente pensamos no trajeto que os alimentos percorrem até chegar à nossa mesa.
Por esse motivo, a proposta deste Vestibulinho é levar você a refletir sobre alguns desses caminhos como os métodos de produção dos diversos alimentos, quem trabalha para que possamos consumi-los, quais os importantes nutrientes que os alimentos contêm e sua
interferência em nosso organismo, que hábitos culturais estão ligados ao ato de fazer as refeições e, de toda essa discussão, um tema muito importante: o desperdício de comida enquanto há, infelizmente, pessoas que passam fome.
Esperamos que, ao resolver as questões dessa prova, você perceba que, quando se trata de alimentação, existe muito mais para se descobrir e pensar a respeito de “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola...”
Segundo informações divulgadas pelo IBGE1, a maioria esmagadora da população brasileira consome quantidade de frutas, legumes e
verduras inferior ao recomendado pela OMS2.
De acordo com a pesquisa Análise do Consumo Alimentar Pessoal (2008-2009), 90% dos brasileiros ingerem diariamente menos de
400 gramas desses alimentos por dia. Entre os homens, a situação é ainda mais grave: além de ingerirem menos frutas e legumes, eles
consomem cinco vezes mais cerveja e bebidas destiladas do que as mulheres.
Ainda segundo a pesquisa, o cardápio diário do brasileiro combina a dieta3 tradicional à base de arroz e feijão com alimentos de reduzido teor de nutrientes e de alto teor calórico como, por exemplo, refrigerantes e refrescos.
A gordura saturada está presente na alimentação de 82% dos brasileiros. Por outro lado, o porcentual de brasileiros com consumo abaixo do recomendado de fibras é de 68%.
E mais de 70% da população consome quantidades superiores ao valor máximo de ingestão tolerável para o sódio.
1. IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
2. OMS: Organização Mundial da Saúde.
3. dieta: alimentos que são ingeridos habitualmente.
(http://veja.abril.com.br/tag/alimentacao Acesso em: 31.08.2011. Adaptado)

QUESTÃO 1

Assinale a alternativa correta, considerando os alimentos e as substâncias citados no texto.
(A) As frutas, legumes e verduras são fontes de energia porque possuem celulose, que é digerida no intestino delgado.
(B) Uma dieta rica em gordura saturada pode levar à arteriosclerose e a doenças coronarianas, principalmente em pessoas
sedentárias.
(C) O arroz e o feijão são uma combinação alimentar saudável, pois oferecem todos os aminoácidos necessários para a
formação de carboidratos.
(D) A maioria da população brasileira tem uma dieta tradicional pobre em carboidratos e vitaminas, em função da baixa ingestão
de refrigerantes e frutas.
(E) As bebidas que contêm álcool, quando ingeridas em excesso, são consideradas tóxicas porque estimulam a produção de
bile pela vesícula biliar.

2 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC


Questão 2


O sódio é encontrado em nossa alimentação: no leite e 
derivados; nas carnes, em peixes e frutos do mar; nos alimentos

enlatados, conservas, embutidos e defumados e, além disso,
está presente no sal de cozinha.
Esse elemento químico desempenha várias funções no
organismo humano, tais como a regulação osmótica do sangue,
o equilíbrio de água no corpo, a contração muscular, a condução
dos impulsos nervosos e o controle do ritmo cardíaco.

Sendo assim, o consumo excessivo de sódio pode
(A) coagular o sangue.
(B) causar a atrofia muscular.
(C) aumentar a pressão arterial.
(D) reduzir o volume de sangue.
(E) diminuir a quantidade de leucócitos

Questão 3

Você sabia que, no período imperial brasileiro,
muitas mães não queriam amamentar os seus filhos? Isso 

acontecia, em alguns casos, por puro recato.
Um historiador apontou que “o hábito do aleitamento
materno seguia a escala inversa da renda familiar”, ou seja,
as mães mais ricas amamentavam muito menos do que as 
mães pobres.
Para realizar essa tarefa, algumas famílias 
alugavam, de outros proprietários, escravas especializadas 

em amamentar e cuidar dos bebês das famílias de classe alta 
e média, hábito que ocorria tanto na cidade como no campo.
Essas escravas ficaram conhecidas como “amas de leite”.
(ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org.). História da vida privada no Brasil.
São Paulo: Cia. das Letras, 1997, vol.2, p. 63. Adaptado.)
A prática do aluguel de amas de leite demonstra algumas
características do escravismo brasileiro.

Com base no texto, 
podemos concluir que a escravidão do Brasil

(A) contribuiu para a produção econômica, sem influenciar
a cultura familiar no país.
(B) esteve presente no cotidiano social, tanto na zona rural
como nos meios urbanos.
(C) proibiu os escravos de circularem pelos ambientes
domésticos de seus proprietários.
(D) manteve negros e brancos separados, evitando
qualquer tipo de relação social entre eles.
(E) ocorreu sem violência, pois mulheres negras
amamentavam, por amor, as crianças brancas.

Questão 4

Você já deve ter visto em seu bairro pessoas que vieram
diretamente da roça e, munidas de carrinhos de mão e uma
simples balança, vendem mandiocas de casa em casa.
A balança mais usada nessas situações é a apresentada na
figura a seguir.


Considere desprezíveis a massa do 
prato com seus cordames e a massa 

da haste por onde corre o massor.

A balança representada está em equilíbrio, pois o produto da
massa do massor pela distância que o separa do ponto P é igual
ao produto da massa que se deseja medir pela distância que
separa o ponto em que os cordames do prato são amarrados na
haste até o ponto P.

Considere que no prato dessa balança haja 3 kg de mandiocas
e que essa balança tenha um massor de 0,6 kg. Para que se
atinja o equilíbrio, a distância d do massor em relação ao ponto
P deverá ser, em cm,
(A) 16.
(B) 20.
(C) 24.
(D) 36.
(E) 40.

Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC 3

Questão 5

Juliana, seu namorado Ricardo e mais alguns amigos do curso de gastronomia que ela frequenta  
alugaram uma casa de praia para passar as férias de verão. Durante o café da manhã, enquanto  


todos estavam sentados _________ mesa, Juliana percebeu que Ricardo não se servia dos  

diversos tipos de queijo que ela havia levado.
─ Escolhi com muito capricho esses queijos, você não os experimenta _________?
─ _________, infelizmente, tenho intolerância à lactose, portanto devo evitar alguns alimentos.
─ Sorte sua não ser um apaixonado por gastronomia!

(http://office2007.microsoft.com Acesso em: 28.10.2011.)
Assinale a alternativa cujas palavras completam, correta e respectivamente, o texto a seguir.

(A) à ... por quê ... Porque
(B) à ... por que ... Por que
(C) à ... porque ... Por que
(D) na ... por quê ... Porque
(E) na ... por que ... Porque

QUESTÃO 6

Uma granja, que fornece aves para o abate, tem um setor
para manter os pintinhos recém-nascidos permanentemente
aquecidos pelo calor de lâmpadas incandescentes.
Essas lâmpadas ficam escondidas no interior de recipientes
opacos, como um vaso.

Nessa granja, há cinco desses “aquecedores”
 



Funcionando ininterruptamente, cada um deles com uma
lâmpada de 40 W em seu interior. No decorrer de um mês de 30 dias, o consumo de energia elétrica dos cinco aquecedores do viveiro, será, em kWh,
(A) 144.
(B) 288.
(C) 360.
(D) 720.
(E) 780.



4 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC

Questão 7

Leia atentamente o texto e o relacione ao processo de globalização.
Fast food é um termo inglês que significa comida rápida. Esse
tipo de alimentação, desenvolvida nos Estados Unidos, tem como 
característica principal a produção de lanches e acompanhamentos  
que, em geral, contêm elevado teor de gorduras saturadas.
As grandes cadeias de lanchonetes estadunidenses são as
maiores representantes desse tipo de alimentação, que se espalhou 
pelo mundo a partir da década de 1970.

(http://www.suapesquisa.com/o_que_e/fast_food.htm Acesso em: 07.09.2011. Adaptado)

No mundo globalizado atual, é válido afirmar que o fenômeno
do fast food:

(A) é uma cultura alimentar baseada na valorização dos hábitos alimentares tradicionais de vários povos.
(B) difundiu a cultura alimentar estadunidense em outros países, pois sempre teve reconhecida preocupação com a qualidade nutritiva.
(C) promove o surgimento de hábitos que atendem a sistema de produção capitalista internacional.
(D) baseia-se na dinamização da nova cozinha industrializada que supera e despreza as formas fordistas e tayloristas de produção.
(E) diminuiu o papel da indústria e da agricultura no mundo,
pois a globalização está cada vez mais baseada no setor de serviços e no marketing.

Questão 8

A aquisição de maus hábitos alimentares tem refletido diretamente no aumento de peso dos brasileiros, e a saúde das crianças 
alimentadas com sanduíches e biscoitos é a mais afetada. Os nutricionistas preocupados com essa situação, após estudos 

detalhados feitos com crianças obesas, verificaram que a maioria delas apresentava alterações nos níveis de colesterol e de
triglicérides.
Analisando o tipo de dieta alimentar responsável pela situação alarmante dessas crianças, os nutricionistas se depararam com
os seguintes hábitos alimentares:


Com relação às crianças obesas, estudadas pelos nutricionistas, e aos seus hábitos alimentares, pode-se afirmar que

(A) a gordura em excesso é armazenada no corpo em células adiposas do tecido conjuntivo.
(B) o peso muito acima do ideal está associado à deficiência hormonal característica dessa faixa etária.
(C) as células que acumulam gordura no corpo sempre aumentam em número com a alimentação excessiva.
(D) a ingestão de nutrientes reguladores nesse tipo de alimentação é maior do que a de nutrientes energéticos.
(E) as alterações observadas no nível de colesterol devem-se, principalmente, ao consumo excessivo de refrigerantes e balas.

Questão 9

Para preparar biscoitos circulares, após abrir a massa formando um retângulo de 20 cm de largura por 40 cm de comprimento, dona Maria usou um cortador circular de 4 cm de diâmetro, dispondo-o lado a lado várias vezes sobre toda a massa para cortar  os biscoitos, conforme a figura.



Com a sobra de massa, dona Maria abre um novo retângulo, de mesma espessura que o anterior, para cortar mais biscoitos.
Assim sendo, desconsiderando a espessura da massa, as dimensões desse novo retângulo podem ser:

(A) 8 cm x 30 cm.
(B) 8 cm x 25 cm.
(C) 9 cm x 24 cm.
(D) 10 cm x 22 cm.
(E) 10 cm x 21 cm.           





Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC 5



Questão 10



A embalagem de determinada sopa traz as seguintes instruções:


Para preparar a sopa corretamente, o consumidor deve:

(A) mexer constantemente o conteúdo da panela, acrescentar leite se houver necessidade de que a sopa fique mais cremosa e, ao final, salpicar queijo ralado.
(B) mexer constantemente o conteúdo da panela para evitar que a sopa fique espessa e não haja necessidade do acréscimo de leite e, se apreciar queijo ralado, polvilhar um pouco quando a sopa estiver pronta.
(C) mexer de vez em quando o conteúdo da panela e esperar até que o aspecto fique espesso para acrescentar leite, polvilhando queijo ralado para substituir o sal.
(D) mexer de vez em quando o conteúdo da panela e, ficando a consistência espessa, adicionar leite, não se esquecendo,
também, de que se pode salpicar queijo ralado se desejar.
(E) mexer de vez em quando até que a água chegue ao ponto ideal de fervura, dissolver o conteúdo da embalagem e misturar o queijo ralado para que ele vá acentuando o sabor da sopa.

Questão 11

A hidroponia consiste em um método de plantio fora do solo em que as plantas recebem seus nutrientes de uma solução, que flui em
canaletas, e é absorvida pelas raízes.
Por meio de uma bomba hidráulica, em determinada horta hidropônica, a solução é elevada até uma altura de 80 cm, sendo vertida na canaleta onde estão presas as mudas. Devido a uma ligeira inclinação da canaleta, a solução se move para o outro extremo, lá sendo recolhida e direcionada ao reservatório do qual a bomba reimpulsiona o líquido, como mostra a figura.










Suponha que nessa horta hidropônica foi empregada uma bomba com potência de 20 W. Se toda a potência dessa bomba
pudesse ser empregada para elevar a água até a canaleta, a cada um segundo (1 s), o volume de água que fluiria seria, em litros,
(A) 2,0.
(B) 2,5.
(C) 3,0.
(D) 3,5.
(E) 4,0.

6 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC

Considere as informações para responder às  questões de números 12 e 13.



A energia que cada alimento possui será gradativamente liberada

e utilizada pelo corpo para a realização de várias funções, como 

digestão, respiração, prática de exercícios...
Imagine que um aluno de uma Etec consumiu em seu almoço
4 colheres de sopa de arroz com feijão; salada com 3 folhas de alface

e meio tomate, temperada com meia colher de sopa de azeite, meia 

colher de sopa de vinagre e uma pitada de sal; 1 copo de suco natural 
de abacaxi; 1 coxa de frango e, quando saiu da mesa, não resistiu aos
brigadeiros, que sua irmã trouxe da festa de uma amiguinha, comendo  
2 de sobremesa.









Questão 12

Sobre os alimentos ingeridos pelo aluno, é correto afirmar  que:
(A) o tomate é um legume.
(B) o vinagre apresenta caráter básico.
(C) o azeite de oliva é uma fonte de proteína.
(D) o principal componente do sal de cozinha é o cloreto de sódio.
(E) os alimentos liberam energia para nosso organismo em processo endotérmico.

Questão 13

Tendo como base apenas as quilocalorias (kcal) ingeridas no almoço e considerando que todas as funções do corpo desse aluno consumiram 500 kcal, a quantidade de energia de que ele ainda dispõe da que foi ingerida é, aproximadamente, em kcal,
(A) 149.
(B) 532.
(C) 560.
(D) 636.
(E) 649.

Questão 14

Um restaurante, procurando oferecer uma alimentação variada, organizou o cardápio apresentado a seguir:

Assinale a alternativa correta sobre os itens que formam esse
cardápio.

(A) O tomate e o palmito são plantas gimnospermas, pois
não possuem frutos.
(B) O cabrito é um exemplo de cordado, uma vez que possui
coluna vertebral.
(C) Os camarões são moluscos protegidos por concha
calcária e possuem dois pares de antenas.
(D) A sardinha é um peixe cartilaginoso, sem escamas e
com fendas branquiais nas laterais do corpo.
(E) O arroz, o milho e as batatas são exemplos de plantas
pteridófitas, pois apresentam sementes nuas.

Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC 7

Questão 15

Alunos de uma Etec que participavam de uma Feira de Tecnologia foram à lanchonete do pavilhão de exposições para almoçar. Lá encontraram as seguintes informações no cardápio.


Analisando o cardápio, esses alunos perceberam que havia uma incorreção gramatical, pois:

(A) o adjetivo calabresa escreve-se com z: calabreza.
(B) o adjetivo referente a abobrinhas e pimentões deve ser recheadas.
(C) o substantivo quibe escreve-se com k: kibe.
(D) a forma verbal vem recebe acento circunflexo já que indica o plural: vêm.
(E) o substantivo viagem escreve-se com j: viajem.

Questão 16

A figura a seguir mostra a anatomia do sistema digestório humano.



(http://www.enchantedlearning.com/subjects/anatomy/digestive/labeleasy/ Acesso em:
28.08.2011.)

Assinale a alternativa correta sobre esse sistema.

(A) Os alimentos que entram pela boca são levados pela estrutura 1 devido à ação da gravidade.
(B) O excesso de glicose no sangue é transformado em amido e armazenado no órgão 2.
(C) O órgão 3 é um tipo de glândula mista, pois produz hormônios e suco com várias enzimas digestivas.
(D) O órgão 4 produz enzimas digestivas que atuam na digestão de carboidratos.
(E) O apêndice vermiforme é importante na digestão de proteínas e no combate a micro-organismos.

8 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC

Considere o texto para responder às questões de números 17 a 20.

A melhor e a pior comida do mundo

Há mais de dois mil anos, um rico mercador grego tinha um escravo chamado Esopo. Um escravo corcunda, feio, mas de sabedoria única no 
mundo. Certa vez, para provar as qualidades de seu escravo, o mercador ordenou:


─ Toma, Esopo, aqui está esta sacola de moedas. Corre ao mercado, compra lá o que houver de melhor para um banquete. A melhor comida
do mundo!


Pouco tempo depois, Esopo voltou do mercado e colocou sobre a mesa um prato coberto por fino pano de linho. O mercador levantou o paninho
e ficou surpreso.
─ Ah, língua? Nada como a boa língua que os pastores gregos sabem tão bem preparar. Mas por que escolheste exatamente a língua como a 
melhor comida do mundo?


O escravo, cabisbaixo, explicou sua escolha:
─ O que há de melhor do que a língua, senhor? A língua é que une a todos, quando falamos. Sem a língua não poderíamos nos entender. A 
língua é a chave das Ciências, o órgão da verdade e da razão. Graças à língua é que se constroem as cidades, graças à língua podemos dizer o 

nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura, da compreensão. É a língua que torna eternos os versos dos grandes poetas, as ideias dos 

grandes escritores. Com a língua se ensina, se persuade, se instrui, se reza, se explica, se canta, se elogia, se demonstra, se afirma. Com a língua, 
 
dizemos “sim”. Com a língua dizemos “eu te amo”! O que pode haver de melhor do que a língua, senhor?


O mercador levantou-se entusiasmado:
─ Muito bem, Esopo! Realmente tu me trouxeste o que há de melhor. Com esta outra sacola de moedas, vai de novo ao mercado e traze o que 
houver de pior, pois quero ver a tua sabedoria.


Mais uma vez, tempos depois, Esopo voltou do mercado trazendo um prato coberto por um pano. O mercador recebeu-o com um sorriso.
─ Hum... já sei o que há de melhor. Vejamos agora o que há de pior.
O mercador descobriu o prato e ficou indignado:
─ O quê?! Língua? Língua outra vez? Língua? Não disseste que a língua era o que havia de melhor? Queres ser açoitado?
Esopo encarou o mercador e respondeu:
─ A língua, senhor, é o que há de pior no mundo. É a fonte de todas as intrigas, o início de todos os processos, a mãe de todas as discussões.
É a língua que divide os povos. É a língua que usam os maus políticos quando querem enganar com suas falsas promessas. É a língua que usam 
os vigaristas quando querem trapacear. A língua é o órgão da mentira, da discórdia, dos desentendimentos, das guerras, da exploração. É a língua


que mente, que esconde, que engana, que explora, que blasfema, que vende, que seduz, que corrompe. Com a língua dizemos “não”. Com a língua 
dizemos “eu te odeio”! Aí está, senhor, porque a língua é a pior e a melhor de todas as coisas!



(http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/pdfs/contos/a_melhor_e_a_pior_comida_do_mundo.pdf Acesso em: 05.08.2011. Adaptado)

Questão 17
Assinale a afirmação correta sobre o texto.
(A) O mercador, confiante na inteligência de seu escravo, trata-o sempre com tolerância e admiração.
(B) Na descrição de Esopo estão ausentes características negativas, pois se ressalta a sabedoria do escravo grego.
(C) A língua trazida do mercado por Esopo seria preparada pelos pastores e servida no banquete organizado pelo mercador para  aquela data.
(D) Para Esopo, a linguagem será um bom ou um mau instrumento de comunicação em decorrência das intenções do indivíduo que 
a utiliza.
(E) Para o escravo, a linguagem é contraditória pois, quando empregada pelos que não dominam a norma culta, gera discórdia, 
desentendimentos e mentiras.


Questão 18

Considere os dois trechos do texto:
O escravo, cabisbaixo, explicou sua escolha. (5º parágrafo)
Esopo encarou o mercador e respondeu. (13º parágrafo)
Nestes dois momentos da narrativa, Esopo demonstrou ser, respectivamente,
(A) arrogante e vaidoso.
(B) petulante e dissimulado.
(C) modesto e negligente.
(D) introvertido e temeroso.
(E) obediente e confiante.

Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC 9

Questão 19

Pela leitura da narrativa, pode-se afirmar que o texto
apresenta função
(A) referencial, pois o texto pretende, prioritariamente,
informar sobre as relações sociais praticadas na Grécia Antiga.
(B) apelativa, pois o texto critica, entrelinhas, a relação
autoritária e de opressão vivenciada entre senhores e escravos.
(C) metalinguística, pois as considerações de Esopo sobre as palavras nos levam a refletir sobre o poder da linguagem.
(D) fática, pois o escravo, para explicar o seu ponto de vista,
enumera vários exemplos de como podemos nos servir da linguagem.
(E) poética, pois o mercador emprega uma linguagem
correta e elaborada que comprova sua superioridade em
relação ao escravo Esopo.

Questão 20

Assinale a alternativa correta sobre o texto.
(A) Em ─ O que há de melhor do que a língua, senhor? ─ o termo em destaque evidencia que o mercador era um homem idoso. (6º parágrafo)
(B) Em ─ A língua é a chave das Ciências... ─ está presente a figura de linguagem da metáfora. (6º parágrafo)
(C) Em ─ Com a língua (...) se reza, se explica, se canta... ─ o pronome em destaque é reflexivo. (6º parágrafo)
(D) Em ─ O mercador levantou-se entusiasmado ─ o verbo em destaque é de elocução e sua função é introduzir a fala das personagens. (7º parágrafo)
(E) Em ─ ... e traze o que houver de pior, pois quero ver a
tua sabedoria. ─ a conjunção em destaque expressa a ideia de concessão. (8º parágrafo)

Questão 21

A língua, os dentes e a produção de saliva atuam nas primeiras etapas da digestão dos alimentos formando o bolo alimentar que, 
posteriormente, será deglutido, como pode ser evidenciado pelas ilustrações a seguir.










Sobre os mecanismos representados nas ilustrações, assinale a alternativa correta.
(A) No processo de fechamento da laringe, se a epiglote falha, o indivíduo engasga, pois o alimento entra nas vias respiratórias.
(B) Na deglutição, o alimento é empurrado pela língua em direção à laringe, desta para a faringe e depois para a traqueia.
(C) Na deglutição, a epiglote é uma estrutura importante, pois encaminha o alimento para a laringe e em seguida para o estômago.
(D) Na boca não há interferência de enzimas digestivas, pois a saliva tem o papel exclusivo de amolecer o alimento que será deglutido.
(E) Na deglutição, quando a laringe fecha, o processo de respiração não é afetado, pois as vias respiratórias permanecem abertas.

10 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC

Leia o texto para responder às questões de números 22 e 23

Muito açúcar, pouca verdura:
Estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza, revela que a maioria dos 











adolescentes compõe uma pirâmide invertida à recomendação dos especialistas: muitos doces e poucas frutas, verduras e legumes. “Muitas 



meninas se preocupam com o peso e pulam refeições, hábito que prejudica a saúde e engorda”, alerta Erica Lie Araki, pesquisadora da USP.
(Revista do Centro Paula Souza, janeiro/fevereiro de 2011.)
Portanto a pesquisa revelou que os alunos das Etecs estão abusando de açúcares, também denominados carboidratos ou sacarídeos, 



termo derivado do grego sakcharon, que significa açúcar.
O dissacarídeo sacarose (fórmula molecular C12H22O11) sofre hidrólise produzindo glicose e frutose, que são os monossacarídeos mais 



abundantes na natureza.
Observe as fórmulas estruturais desses monossacarídeos e a equação química, a ser completada, que permite obtê-los a partir da
sacarose.


Questão 22

Assinale a alternativa que completa, corretamente, essa equação química.
(A) HO2 (água).
(B) H2O (água).
(C) CO (gás carbônico).
(D) CO2 (gás carbônico).
(E) H2O2 (água oxigenada).

Questão 23

Analisando os monossacarídeos descritos, pode-se afirmar que
(A) apresentam cinco átomos de carbono em suas moléculas.
(B) em suas estruturas temos 24 elementos químicos.
(C) possuem diferentes fórmulas moleculares.
(D) sua obtenção é um fenômeno químico.
(E) suas fórmulas estruturais são iguais.

Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC 11

Questão 24

O açúcar foi um dos mais importantes produtos da economia colonial brasileira. Pensando nisso, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o modelo socioeconômico de produção do açúcar no Brasil, entre os séculos XVI e XIX.
(A) Monocultura, grande propriedade, trabalho escravo, produção para mercado externo.
(B) Monocultura, média propriedade, trabalho servil, produção para comércio e indústria.
(C) Policultura, grande propriedade, trabalho escravo, produção agrícola exportadora.
(D) Policultura, pequena propriedade, trabalho assalariado, produção para mercado interno.
(E) Cultura de Subsistência, média propriedade, trabalho assalariado, produção para consumo.

Questão 25

O gráfico apresenta uma comparação entre as porções que os alunos pesquisados consomem dos grupos alimentares citados bem como as porções recomendadas por nutricionistas.




A partir da análise dos dados do gráfico, pode-se concluir que


(A) o número de porções consumidas de óleo e gorduras é o triplo do número recomendado.
(B) o número de porções consumidas de leite, queijo e iogurte está acima do número recomendado.
(C) os alunos consomem doze porções de açúcares e doces para cada porção de verduras e legumes consumida.
(D) os adolescentes consomem, em quatro dos oito grupos alimentares citados, mais do que o dobro do recomendado pelos
nutricionistas.
(E) o número de porções consumidas de carnes e ovos e de feijões e leguminosas supera o número de porções consumidas de  arroz, pães, massa, batata e mandioca.



Questão 26



Considere os seguintes dados obtidos na pesquisa que envolveu um grupo de 1 167 alunos de Etecs.
Do total de alunos pesquisados, 40% substituem o almoço por lanche e, destes, 72% estão no peso normal.
Assim sendo, pode-se concluir que o número de alunos que substituem o almoço por lanche e que estão no peso normal é,
aproximadamente,

(A) 131.
(B) 248.
(C) 336.
(D) 433.
(E) 657.

12 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC

Questão 27

O café é consumido há séculos por vários povos não apenas como bebida, mas também como alimento. Descoberto na Etiópia, o café foi levado para a Península Arábica e dali para a
Europa, chegando ao Brasil posteriormente.
(Revista de História da Biblioteca Nacional, junho de 2010. Adaptado)
(http://4.bp.blogspot.com/_B_Fq5YJKtaM/SvxFUVdAk4I/AAAAAAAAAIs/ KrRUUfw... Acesso em: 03.09.2011.)

No Brasil, algumas fazendas mantêm antigas técnicas para
a colheita de café. Uma delas é a de separação do grão e
da palha que são depositados em uma peneira e lançados
para cima. Diferentemente da palha, que é levada pelo ar,
os grãos, devido à sua massa e forma, atravessam o ar sem
impedimentos alcançando uma altura máxima e voltando à
peneira.
Um grão de café, após ter parado de subir, inicia uma queda
que demora 0,3 s, chegando à peneira com velocidade de intensidade, em m/s,

(A) 1.
(B) 3.



(C) 9.                                
(D) 10.
(E) 30.


Questão 28

O cafezinho é muito popular no Brasil. O consumo deste produto cresceu a partir do século XIX, quando nosso país se tornou um dos maiores produtores mundiais de café.

A economia cafeeira deu origem a uma elite que influenciou a política de um período da história do Brasil conhecido como
(A) Colônia, em que os cafeicultores do Brasil iniciaram uma
concorrência contra o café vindo da Metrópole.
(B) Império, em que as decisões políticas eram tomadas democraticamente por meio de eleições.
(C) República Oligárquica, em que fazendeiros de São Paulo e de Minas Gerais predominavam na política.
(D) Estado Novo, em que o presidente Getúlio Vargas foi
aliado dos fazendeiros cafeicultores do Nordeste.
(E) Ditadura Militar, em que a economia brasileira viveu o auge da produção e exportação cafeicultora.

Questão 29

O Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões de toneladas são de comida, quantidade de alimento suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas em um ano.
Isso representa jogar na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida. O esbanjamento começa no plantio e se repete na colheita, no transporte, na armazenagem, em supermercados, feiras, restaurantes, despensas e cozinhas.
Inúmeros são os exemplos de “restos” de alimentos de alto teor nutritivo que, na preparação de refeições, acabam indo parar na lata de lixo: casca de ovo, sementes de abóbora, etc.
Para termos uma ideia do que costumamos perder, apenas 100 gramas de rama de cenoura têm 25,5 mg de ferro, e essa quantidade é o dobro da necessidade diária de ferro para um adulto.

(http://georickk.multiply.com/journal/item/9 Acesso em: 02.09.2011. Adaptado)
Em uma Etec, após ouvir essas informações em uma aula  de Geografia e refletir sobre o texto, Diogo perguntou à
professora:
─ Se toda a comida desperdiçada no Brasil, ao invés de ser jogada no lixo, fosse utilizada para sustentar o número citado de pessoas, quantos quilogramas de alimento, por dia, haveria para sustentar cada uma dessas pessoas?
Ao que a professora respondeu:
─ Considerando apenas as informações contidas no texto, haveria, por dia, aproximadamente, _________ quilogramas de alimento para cada uma dessas pessoas.
Assinale a alternativa que completa, corretamente, a resposta
dada ao aluno.









(A) 0,0024.
(B) 0,004.
(C) 0,24.
(D) 2,4.
(E) 4,0.

Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC 13

Considere o texto e a figura a seguir para responder às questões de números 30 e 31.

Na alimentação, a carne bovina é fonte de fósforo, ferro e de vitaminas do complexo B. As regiões Norte e Centro-Oeste, onde se situam a  floresta Amazônica e o Cerrado, são as que apresentam as maiores taxas de expansão do rebanho bovino no Brasil.




(http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI74634-16270,00-OS+BOIS+COMERAO+A+AMAZONIA+EM+ANOS.html Acesso em: 27.08.2011.)

Questão 30

Nas regiões citadas, a criação de gado bovino é
(A) intensiva, com o gado confinado e alto rendimento financeiro.
(B) intensiva, com o gado criado em pastos e produção de carne para exportação.
(C) extensiva, com o gado criado à solta em pastos e produção destinada ao corte.
(D) extensiva, com o gado confinado, rebanhos escassos e uso de pouca mão de obra.
(E) leiteira, com o gado solto em pastos e produção destinada à obtenção de carne.

Questão 31

A criação de pastagens para a prática da pecuária, nas regiões mencionadas, tem como consequência(s)
(A) o aumento das já elevadas taxas de queimadas e de desmatamento.
(B) a contaminação dos lençóis freáticos, já que descompacta os solos.
(C) o agravamento da poluição de rios e a diminuição das áreas de assoreamento.
(D) a proteção das florestas, já que se evitam problemas como o da desertificação.
(E) a diminuição de problemas urbanos como as ilhas de calor e o aquecimento global.



14 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC





Questão 32





Para prevenir a anemia por deficiência de ferro, deve haver um consumo equilibrado de alimentos ricos desse elemento químico.
Observe a tabela que apresenta a quantidade de ferro na composição de 100 g de alimentos



Em uma refeição, Pedro consumiu 6,0 mg de ferro ao ingerir apenas espinafre cozido e carne bovina assada. Sabendo que a quantidade de carne bovina ingerida foi o dobro da quantidade de espinafre ingerida, conclui-se que a quantidade de carne  bovina ingerida foi, aproximadamente, em gramas,



(A) 130.
(B) 140.
(C) 150.
(D) 160.
(E) 170.

Questão 33

Considere o texto e a foto para responder à questão
Os caranguejos são uma iguaria muito apreciada. Em nosso país, existem pessoas  e comunidades que vivem da cata do caranguejo para vender a bares e restaurantes  do litoral ou a atravessadores, que comercializam o produto nos grandes centros.

(http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2004/ju264pag06.htm Acesso em: 26.08.2011.)



Sobre o caranguejo, é correto afirmar que esse crustáceo está inserido no ecossistema denominado
(A) cerrado.
(B) mangue.
(C) pantanal.
(D) caatinga.
(E) savana.



Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC 15

Questão 34

Para estudar a sociedade de uma determinada época, os historiadores procuram saber como as pessoas viviam, o que elas comiam,  como se comportavam e no que elas acreditavam.
Na Europa, durante a Idade Média, por exemplo, os nobres comiam com a mão retirando os alimentos de um mesmo prato, tomavam 

a sopa da mesma tigela, comiam a carne de uma mesma travessa e bebiam de uma única taça que circulava pela mesa. O pão era partido  com a mão. Até as facas e as colheres eram compartilhadas entre todos!

Já na Idade Moderna, ao contrário, cada um é dono de um prato, um copo, uma faca, uma colher. Tudo o que é retirado das travessas 

deve ser pego com os talheres e depositado no prato antes de ser levado à boca. O pão é cortado com a faca.

(CHARTIER, Roger (org). História da vida privada vol.3. São Paulo: Cia. das Letras, p. 264. Adaptado)

Analisando as informações do texto relativas aos comportamentos à mesa, pode-se concluir que

(A) na Idade Moderna não se observam transformações em relação aos hábitos alimentares da Idade Média.
(B) na Idade Média predominavam as práticas sociais coletivas, e na Idade Moderna, o individualismo.
(C) na Idade Moderna a sociedade era mais sofisticada do que na Idade Média, pois tinha acesso a produtos importados.
(D) na Idade Média não existia tecnologia, pois se usavam as mãos devido à inexistência de utensílios apropriados.
(E) na Idade Média as pessoas dividiam o que tinham, pois no Feudalismo predominava a igualdade social.

Leia o texto para responder às questões de números 35 e 36.

Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos ao longo de um determinado período.
O objetivo principal desses processos é evitar as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por
micro-organismos que, além de causarem o apodrecimento dos alimentos, podem produzir toxinas que afetam a saúde dos consumidores.
Mas também existe a preocupação em manter a aparência, o sabor e conteúdo nutricional dos alimentos.
Uma das técnicas utilizadas é a desidratação, em que se remove ou se diminui a quantidade de água no alimento, para evitar que sejam criadas condições propícias para o desenvolvimento dos micro organismos, já que a água é essencial para que eles existam.
O bacalhau e a carne-seca, por exemplo, são assim conservados com adição prévia de sal de cozinha, que desidrata o alimento por  osmose.





Questão 35





Sobre o texto e o processo descrito é correto afirmar que
(A) o sal de cozinha apresenta fórmula molecular SoCl.
(B) o alimento desidratado deve ser conservado em geladeira.
(C) a desidratação é um processo desaconselhável para conservação de peixes.
(D) na osmose ocorre passagem de água apenas para o meio menos concentrado.
(E) a osmose cria um ambiente desfavorável à sobrevivência dos micro-organismos.

Questão 36

Quando a água é eliminada do alimento exposto ao sol, a exemplo da produção de carne-seca, a água sofre
(A) fusão.
(B) sublimação.
(C) vaporização.
(D) solidificação.
(E) condensação.

16 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC

Questão 37

Uma outra técnica utilizada é a secagem de alimentos em estufas. Nesse processo, a umidade é retirada gradativamente devido ao fluxo de ar quente. De um modo caseiro, todos podem construir uma estufa para secagem de alimentos tal qual a desenhada  a seguir.


Pensando nessa técnica, assinale a alternativa cujas palavras completam, correta e respectivamente, a afirmação a seguir.
Nessa estufa, o ar frio é aquecido na câmara de aquecimento e é levado até os alimentos por __________, extraindo a água por __________ .

(A) condução ... ebulição
(B) condução ... evaporação
(C) convecção ... ebulição
(D) convecção ... evaporação
(E) irradiação ... calefação

Questão 38

Outro método usado na conservação dos alimentos é a substituição de compostos poli-insaturados (óleos), que apresentam  
várias ligações duplas, por compostos em que predominam as ligações simples (gorduras), pois os óleos são muito mais  
propensos à oxidação do que as gorduras; portanto a indústria os substitui por gorduras, dando preferência à gordura trans,  
devido ao menor custo de produção, porém, embora ela faça o alimento durar mais, é mais prejudicial para a saúde.



Esse tipo de gordura é produzido através da hidrogenação que transforma ligações duplas em ligações simples, pela adição de
hidrogênio, conforme mostra a figura.




Nas duplas onde não há adição de hidrogênio, pode ocorrer a formação da gordura trans.
Devido ao maior controle dos órgãos de saúde e à conscientização do consumidor sobre esta gordura, a indústria vem
substituindo-a por outro tipo de gordura ou reduzindo o percentual de gordura nos alimentos.
Analisando o texto e observando o que ocorre na hidrogenação, é correto afirmar que

(A) o óleo pode ser transformado em gordura, através da hidrogenação.
(B) os compostos que apresentam ligações simples são mais propensos à oxidação.
(C) o consumidor prefere alimentos com gordura trans, pois não são prejudiciais à saúde.
(D) os alimentos que apresentam compostos poli-insaturados têm maior prazo de validade.
(E) os alimentos que apresentam compostos poli-insaturados são mais prejudiciais à saúde.


Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC 17


Questão 39



Os avisos “Sem Glúten” ou “Sem Lactose”, que constam na embalagem  de alguns alimentos, são importantes para as pessoas que apresentam 
intolerância à ingestão desses componentes alimentares, reduzindo os riscos 

de doenças.


A doença celíaca, por exemplo, é um distúrbio autoimune que ocorre em pessoas que são intolerantes ao glúten e não podem consumir essa proteína, que é encontrada no trigo e em outros grãos.
Essa doença altera a absorção de nutrientes, pois achata e danifica as vilosidades do intestino delgado. Ela difere da alergia alimentar, já que esta tem o alimento como invasor e reage contra ele acionando o sistema imunológico, que passa a
produzir anticorpos, processo que não ocorre quando há intolerância alimentar.

Assinale a alternativa correta sobre a doença celíaca.

(A) Consiste em uma intolerância alimentar crônica e permanente à lactose.
(B) Provoca desnutrição, pois impede a digestão de carboidratos e de proteínas.
(C) É adquirida pelos hábitos alimentares, quando se introduzem carboidratos na alimentação da criança.
(D) Exige que o portador dessa doença confira a embalagem antes de consumir pães, bolos, bolachas e macarrão.
(E) Provoca uma reação do tipo antígeno-anticorpo, quando o portador dessa doença consome o alimento ao qual apresenta
intolerância.



Questão 40

No Brasil, parte da produção de alimentos é feita por trabalhadores agrícolas que se deslocam diariamente para a propriedade rural, 
executando tarefas sob empreitada, em condições indignas e perigosas, trabalhando nas terras de outros por salários que não são 
suficientes nem para uma pessoa, que dirá para uma família.



É correto afirmar que os trabalhadores rurais mencionados no texto são os

(A) meeiros, pois repartem com o dono da terra a metade da produção.
(B) arrendatários, pois pagam pelo uso de terras durante um tempo determinado.
(C) parceiros, pois pagam pelo uso da terra oferecendo parte do lucro da produção.
(D) boias-frias, pois trabalham em diversas lavouras mas não possuem suas próprias terras.
(E) posseiros, pois têm a posse legal de um imóvel rural ou estão de posse de uma terra devoluta.

Questão 41

Na época da colonização do Brasil, as pessoas dispunham, para sua alimentação, de produtos importados de Portugal, como farinha de trigo, queijo, azeite de oliva e vinho. Além disso, também havia uma grande variedade de alimentos típicos da Colônia como, por exemplo, milho, mandioca e frutas.
Considerando os alimentos mencionados no texto, observa-se que os produtos da

(A) Colônia eram manufaturados por trabalhadores escravos vindos da Metrópole.
(B) Colônia eram industrializados da mesma forma que os produtos da Metrópole.
(C) Metrópole podiam ser produzidos e comercializados também pela Colônia.
(D) Metrópole e da Colônia originavam-se, sobretudo, da economia primária.
(E) Metrópole eram manufaturados, e os produtos típicos da Colônia, agrícolas.

18 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC

Questão 42

Para melhorar a qualidade do solo, aumentando a produtividade do milho e da soja, em uma fazenda é feito o rodízio entre essas culturas e a área destinada ao pasto. Com essa finalidade, a área produtiva da fazenda foi dividida em três partes conforme a figura.


Nessas condições, a medida do segmento GF é, em metros,
(A) 665.
(B) 660.
(C) 655.
(D) 650.
(E) 645.

Questão 43

Entre os municípios de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, desenvolve-se o mais importante polo da agricultura irrigada do  Nordeste, possível devido à presença do rio São Francisco. Essa região faz parte do chamado Polígono das Secas, e a agricultura ali só  se tornou viável graças ao sistema de irrigação.
Nessa área são cultivados legumes e frutas, e parte dessa produção de frutas é exportada para a Europa.

(http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/Contecsi2004/BrasilEmFoco/port/divpol/nordeste/ba/agirriga/apresent.htm Acesso em: 20.08.2011. Adaptado)

Assinale a alternativa correta sobre o rio São Francisco.


Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC 19

Nas plantações de verduras, em momentos de grande insolação, não é conveniente molhar as folhas, pois elas podem “queimar”
a não ser que se faça uma irrigação contínua.





Pingos na folha de verdura







Observando as figuras, conclui-se que a “queima” das verduras ocorre, porque as gotas depositadas sobre as folhas planas assumem formatos de objetos ópticos conhecidos como lentes

(A) biconvexas, que têm a propriedade de dispersar a radiação solar.
(B) bicôncavas, que têm a propriedade de dispersar a radiação solar.
(C) plano-convexas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.
(D) plano-côncavas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.
(E) convexo-côncavas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.







Questão 45





Um dos pratos mais famosos do estado de São Paulo é feito com feijão cozido, farinha de milho, toucinho e outros ingredientes.
Conhecido como “virado à paulista”, esse prato pode ser relacionado à história da colonização em São Paulo, pois foi criado pelos

(A) bandeirantes, que levavam os ingredientes desse prato em suas expedições pelo interior.
(B) escravos africanos, que eram a população predominante no período colonial de São Paulo.
(C) imigrantes italianos, que chegaram no século XVII trazendo seus ingredientes típicos.
(D) padres jesuítas, que mantiveram aqui os hábitos culturais e alimentares da Europa.
(E) indígenas, que impuseram seus hábitos alimentares e culturais aos colonizadores.

Questão 46

A agricultura familiar, segundo a FETRAF (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), é a grande responsável pela 


alimentação da população brasileira, pois garante cerca de 70% do que é consumido todos os dias, como feijão, arroz e verduras.
Sobre esse tipo de agricultura, é correto afirmar que

(A) se destina para o mercado externo, por isso utiliza mão de obra qualificada e especializada.
(B) emprega tecnologias sofisticadas para produzir alimentos e exporta 20% de toda a produção.
(C) se caracteriza pela contratação de trabalhadores fixos e pelo cultivo em grandes propriedades.
(D) abastece com alimentos reduzida parte do mercado interno, por isso não interfere na economia nacional.
(E) se desenvolve graças aos pequenos e médios agricultores que representam a maioria dos produtores rurais.

20 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC

Questão 47


O preenchimento do quadrado com o ponto de interrogação
obedece a um determinado critério de formação.



Assinale a alternativa que completa, corretamente, a formação apresentada:



Questão 48

A maçã, alimento tão apreciado, faz parte de uma famosa lenda ligada à biografia de Sir Isaac Newton. Ele, já tendo em mente suas Leis do Movimento, teria elaborado a Lei da Gravitação Universal no momento em que, segundo a lenda, estando Newton ao pé de uma macieira, uma maçã lhe teria caído sobre sua cabeça.

Pensando nisso, analise as afirmações:

I. Uma maçã pendurada em seu galho permanece em
repouso, enquanto duas forças de mesma intensidade,
o seu peso e a força de tração do cabinho que a prende
ao galho, atuam na mesma direção e em sentidos
opostos, gerando sobre a maçã uma força resultante de
intensidade nula.

II. Uma maçã em queda cai mais rápido quanto maior
for a sua massa já que a força resultante, nesse caso
chamada de peso da maçã, é calculada pelo produto de
sua massa pela aceleração da gravidade.

III. A maçã em queda sofre uma ação do planeta
Terra, denominada força peso, que tem direção vertical
e o sentido para baixo, e a maçã, por sua vez, atrai a
Terra com uma força de mesma intensidade e direção,
contudo o sentido é para cima.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC 21

Questão 49

Segundo Eric Hobsbawm, no final do século XVIII, “o preço do pão registrava a temperatura política de Paris com a exatidão de um
termômetro”. De acordo com este historiador, no ano de 1788, a safra de alimentos na França foi péssima; isto prejudicou os camponeses e os trabalhadores urbanos, pois houve a alta dos preços, levando a várias agitações sociais.

(HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 79-83. Adaptado.)

A crise alimentar mencionada por Hobsbawm teve, entre suas principais consequências,

(A) a Quebra da Bolsa de Valores, levando a um colapso econômico e político na França.
(B) a Primeira Guerra Mundial, pois os franceses foram buscar alimentos em outros países.
(C) a Revolução Industrial, pois era necessário encontrar novos meios de produzir alimentos.
(D) a Expansão Marítima, que visava à descoberta de territórios para a produção de alimentos.
(E) a Revolução Francesa, quando o povo se revoltou contra o governo absolutista de seu país.



Questão 50


Observando a situação apresentada, pode-se afirmar que o personagem

(A) consome predominantemente alimentos pouco calóricos,pois se nota que ele não é uma pessoa obesa.
(B) apresenta um comportamento sistemático caracterizado por associar o momento das refeições a ver televisão.
(C) procura fazer suas refeições com tranquilidade, pois se percebe que, no dia a dia, tem uma vida muito agitada.
(D) faz as refeições de forma incorreta, pois se sabe que, à noite, deve-se ingerir menos alimentos, pois há um menor gasto de calorias.
(E) evidencia um comportamento típico das famílias modernas
cujos integrantes reúnem-se à frente da tevê para fazer suas refeições






22 Vestibulinho 1º sem/12 ● ETEC

VESTIBULINHO ETEC - 1º SEM/12 Folha de Respostas Intermediária

Nome do(a) candidato(a):_________Nºde inscrição:___________


Caro candidato,
1. Responda a todas as questões contidas neste caderno e, depois, transcreva as alternativas assinaladas para esta Folha
de Respostas Intermediária.
2. Preencha os campos desta Folha de Respostas Intermediária, conforme o modelo a seguir:
3. Não deixe questões em branco.
4. Marque com cuidado e assinale apenas uma resposta para cada questão.
5. Posteriormente, transcreva todas as alternativas assinaladas nesta Folha de Respostas Intermediária para a Folha de
Respostas Definitiva, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul.



Atena