computadores e Internet

terça-feira, 11 de março de 2014

Meninas do Alto Tietê começam a ser vacinadas contra o vírus do HPV


Objetivo é imunizar 80% do total de meninas entre 11 e 13 anos.
Vírus é um dos responsáveis pelo câncer de colo de útero.


Nesta segunda-feira (10) começou a campanha nacional de vacinação contra o HPV. O foco da imunização são as meninas de 11 a 13 anos. Em Suzano, a imunização começou nas escolas públicas e em Mogi das Cruzes foram as alunas da rede particular que começaram a receber as doses.
O vírus do HPV é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo do útero. Mesmo com medo de sentir dor, as meninas sabem que é algo bem importante. “Eu já estou prevenida. Agora é menos uma doença que poderia causar alguma coisa”, comenta a estudante Isis Lumi Hara, de 12 anos.
Em uma escola de Mogi das Cruzes 87 meninas foram imunizadas. Antes de receber a primeira dose, as alunas tiveram uma orientação. “As meninas mais novas, as do sexto ano, que ainda não tiveram contato, não conhecem, nós conversamos a respeito disso. Informamos sobre a doença e o que é esse vírus HPV”, explica Janaína Domingues Silva, coordenadora da escola.
Nessa primeira etapa, as vacinações nas escolas continuam até o dia 10 de abril. “Nós iniciamos com a vacinação nas escolas particulares, que têm as crianças nesta faixa etária, e as escolas estaduais ainda estamos aguardando o posicionamento da diretoria de ensino” expõe Lilian Peres, chefe da Divisão Epidemiológica de Mogi.
Em Suzano, essa ação será nas escolas estaduais e nos postos de saúde. A expectativa é vacinar 80% de um total de mais de 7.700 meninas com idade entre 11 e 13 anos. “Nas escolas estaduais que possuem meninas nessa faixa etária estarão as equipes de saúde”, explica Elisângela de Lima, responsável pela coordenação da Vigilância Epidemiológica suzanense.
** Primeiro nas escolas particulares? O eterno elitismo com o qual o Governo é conivente...
Penélope Sharmosa