Unicamp divulga padrão de respostas da prova
de português e matemática
Respostas esperadas das demais provas serão divulgadas nesta semana.
Primeira chamada do vestibular 2012 sai no dia 6 de fevereiro.
A Comvest, que organiza o vestibular da Unicamp, divulgou nesta segunda-feira (23) as respostas
esperadas das bancas das provas de português e matemática da segunda fase. Os arquivos foram
publicados no site oficial do órgão. Segundo a Comvest, as respostas esperadas para as provas de
ciências humanas e arte e inglês e de ciências da natureza serão divulgadas durante esta semana.
esperadas das bancas das provas de português e matemática da segunda fase. Os arquivos foram
publicados no site oficial do órgão. Segundo a Comvest, as respostas esperadas para as provas de
ciências humanas e arte e inglês e de ciências da natureza serão divulgadas durante esta semana.
As três provas da segunda fase foram aplicadas nos dias 15, 16 e 17 para cerca de 15 mil candidatos.
A primeira chamada para as 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de
Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) será divulgada no dia 6 de fevereiro.
saiba mais
Segundo a Comvest, que organiza o vestibular da Unicamp, 1.996 dos 16.665 candidatos aprovados
para a segunda fase deixaram de fazer a última prova, de ciências da natureza. O índice de abstenção
da terça-feira (17), de acordo com o órgão, foi de 12%.
para a segunda fase deixaram de fazer a última prova, de ciências da natureza. O índice de abstenção
da terça-feira (17), de acordo com o órgão, foi de 12%.
Na segunda-feira (16), quando os estudantes fizeram a prova de ciências humanas e arte e inglês, a
abstenção foi de 11,7%. Já no domingo (15), 10,7% dos candidatos faltaram à prova de matemática e
português.
Segunda fase
Todos os candidatos tiveram que fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso
escolhido, para não serem desclassificados. Além disso, os candidatos aos cursos de arquitetura e
urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música farão, também, as provas de habilidades
específicas, entre esta segunda-feira (23) e a quinta-feira (26), em Campinas.
Todos os candidatos tiveram que fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso
escolhido, para não serem desclassificados. Além disso, os candidatos aos cursos de arquitetura e
urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música farão, também, as provas de habilidades
específicas, entre esta segunda-feira (23) e a quinta-feira (26), em Campinas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3521-7932 e (19) 3521-7665, pelo e-mail
csocial@comvest.unicamp.br ou pelo site do vestibular
(link para a página do vestibular da Unicamp).
QUESTÃO 1
Espera-se que o candidato apresente uma passagem em que público é um substantivo (como
em “há notícias que são de interesse do público”) e uma passagem em que público é um adjetivo
(como em “...têm óbvio interesse público”). O candidato também deve explicitar o critério
linguístico empregado para distinguir um caso do outro. Esse critério pode ser de base sintática
ou morfossintática (por exemplo, o emprego do artigo antes de
em “há notícias que são de interesse do público”) e uma passagem em que público é um adjetivo
(como em “...têm óbvio interesse público”). O candidato também deve explicitar o critério
linguístico empregado para distinguir um caso do outro. Esse critério pode ser de base sintática
ou morfossintática (por exemplo, o emprego do artigo antes de
público em sua ocorrência como substantivo; a função sintática assumida pelo termo – núcleo de
um sintagma nominal quando substantivo e modificador/adjunto adnominal quando adjetivo;
concordância de público com interesse quando o primeiro funciona como um substantivo, mas
não como um adjetivo) ou, ainda, de base semântica (por exemplo, no caso em que é
empregado para designar ou nomear, público é um substantivo;
quando é empregado para caracterizar ou qualificar, público é um adjetivo). Também se espera
que o candidato diga qual é a diferença, no texto, entre interesse público e interesse do público:
o primeiro diz respeito a fatos que devem ser, de direito e dever, do conhecimento de toda a
sociedade, independentemente do fato de as pessoas estarem ou não interessadas em conhecer
esse fato; já o segundo diz respeito a fatos sobre os quais as
pessoas procuram se informar em função de interesses particulares, independentemente de tais
fatos afetarem ou não a sociedade como um todo.
QUESTÃO 2
Espera-se que o candidato destaque a característica que, dado o modo como é apresentada na
peça publicitária,
peça publicitária,
justifica a menção à Organização Mundial da Saúde: o de ser um carro econômico. O candidato
deve mostrar que essa menção é possível porque a afirmação de que o carro “anda mais e bebe
menos” (ou seja, é econômico) evoca um discurso voltado a conselhos para manter a boa saúde,
como praticar exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. O candidato deverá
ainda observar que os termos ele e a sua vida mudam de posição nos enunciados que trazem o
verbo caber: o termo ele, que é o sujeito do primeiro enunciado, funciona como um complemento
verbal preposicionado* no segundo enunciado; o termo sua vida,
que, no primeiro enunciado, funciona como um complemento verbal preposicionado, passa a
funcionar como sujeito no segundo enunciado. Finalmente, o candidato deverá mostrar que essa
inversão na posição sintática dos termos promove uma identificação entre o leitor da propaganda
e o produto anunciado, com o carro sendo apresentado como um objeto que atenderá a
diferentes expectativas (financeira, familiar, social, profissional, de Lazer etc.) de quem o
comprar.
* Pelo fato de a Nomenclatura Gramatical Brasileira não propor uma designação para a função
sintática exercida por complementos verbais com interpretação locativa (que, a rigor, não podem
ser analisados como objetos indiretos), termos preposicionados que servem à complementação
de verbos como caber costumam ser incluídos entre os adjuntos adverbiais.
sintática exercida por complementos verbais com interpretação locativa (que, a rigor, não podem
ser analisados como objetos indiretos), termos preposicionados que servem à complementação
de verbos como caber costumam ser incluídos entre os adjuntos adverbiais.
QUESTÃO 3
O candidato deverá indicar que os termos miséria e pobreza do texto II podem ser relacionados,
respectivamente, aos de pobreza extrema e pobreza absoluta do texto I, explicando que o
conceito de pobreza extrema (renda per capita de até 1/4 do salário mínimo) indica uma situação
pior que a apontada pelo conceito de pobreza absoluta (renda per capita de até 1/2 salário
mínimo). O candidato deve ainda mostrar que a crítica construída pela charge é relativa aos
critérios que são usados para estabelecer a distinção entre miséria e
pobreza. Finalmente, espera-se que o candidato destaque elementos verbais e não verbais da
charge que evidenciam a crítica, tais como: o conteúdo do diálogo entre as personagens, que
indica a existência de uma divisão entre pobreza e miséria no cenário ilustrado e, ao mesmo
tempo, a impossibilidade de estabelecer
concretamente essa divisão; e o cenário desenhado, que mostra dois lados de uma favela,
divididos por um esgoto a céu aberto, sem que haja qualquer sinal que permita distinguir,
naquele cenário, a miséria da pobreza.
QUESTÃO 4
Espera-se que o candidato descreva o processo de formação das palavras invendável e
imprestável e faça referência ao significado assumido pela palavra imprestável na fala atribuída a
Vicente Matheus. Tanto invendável quanto imprestável são formadas por derivação sufixal (por
meio da afixação de -vel a um radical verbal) seguida de derivação prefixal (por meio da afixação
de in(m)- ao resultado da sufixação). Para justificar a afirmação segunda a qual o uso que
Vicente Matheus fazia da língua portuguesa “nem sempre era aquele
imprestável e faça referência ao significado assumido pela palavra imprestável na fala atribuída a
Vicente Matheus. Tanto invendável quanto imprestável são formadas por derivação sufixal (por
meio da afixação de -vel a um radical verbal) seguida de derivação prefixal (por meio da afixação
de in(m)- ao resultado da sufixação). Para justificar a afirmação segunda a qual o uso que
Vicente Matheus fazia da língua portuguesa “nem sempre era aquele
reconhecido pelos livros”, o candidato deve observar que imprestável assume, na fala do ex-
presidente do Corinthians, não o seu sentido esperado (o de ‘algo inútil ou que não presta’), mas
o de ‘algo que não se pode
emprestar’. Também se espera que o candidato comente a afirmação de que Vicente Matheus
teria criado “uma pérola da linguística e da zoologia”. No tocante à linguística, o candidato deve
reconhecer o sentido inusitado da palavra gramático, chamando a atenção para o fato de ela
estar sendo empregada não para designar aquele
que é especialista na gramática de uma língua, mas sim como um atributo que reporta ao
significado de “que ou o que apresenta melhor rendimento nas corridas em pista de grama”. No
que tange à zoologia, o candidato
deve destacar uma característica inusitada conferida a pato (por exemplo, o de ser gramático,
característica comumente atribuída a cavalos, ou de ser um bicho ao mesmo tempo aquático e
gramático, condição que não costuma ser atribuída aos patos).
QUESTÃO 5
Espera-se que o candidato exemplifique o emprego de surfar como transitivo (“Surfamos a
internet”) e como intransitivo (“porque gostam de surfar”), indicando que o uso necessariamente
figurado aparece na ocorrência
internet”) e como intransitivo (“porque gostam de surfar”), indicando que o uso necessariamente
figurado aparece na ocorrência
do verbo como transitivo. Ao justificar esse uso, o candidato deve explicitar o sentido assumido
por surfar (por exemplo, acessar informações por meio de hipertextos, visitar várias páginas da
internet ao mesmo tempo etc).
Na segunda parte da questão, o candidato deve associar o título da campanha ao trecho citado,
relacionando os sentidos de “empolgar”, “agarrar” e “passageira” ao de “surfar”, e os de
“envolver”, “abraçar” e “permanente” ao de “nadar”. Ao fazer isso, pode, por exemplo, associar a
internet a uma onda (algo empolgante, impactante, fugaz) e as revistas, ao mar (algo envolvente,
acolhedor, perene). O candidato deve,
finalmente, mostrar como essa relação é sustentada no restante da campanha. Para tanto, deve
lançar mão das
informações apresentadas no segundo parágrafo que indicam a vitalidade das revistas (seu
crescimento, sua
existência duradoura, o fato de não ter sido substituída por outras mídias) frente à popularização
da internet.
QUESTÃO 6
Espera-se que o candidato, na comparação das duas palavras, destaque que lábio e lábia são
semelhantes quanto à forma (por exemplo, diferem apenas na terminação, contrastam apenas
quanto ao gênero gramatical, são invariáveis quanto à marca de gênero etc.), mas diferentes
quanto ao significado (lábio é ‘cada uma das duas partes externas da boca’ e lábia é ‘habilidade
na argumentação, na persuasão, no convencimento’). O candidato
semelhantes quanto à forma (por exemplo, diferem apenas na terminação, contrastam apenas
quanto ao gênero gramatical, são invariáveis quanto à marca de gênero etc.), mas diferentes
quanto ao significado (lábio é ‘cada uma das duas partes externas da boca’ e lábia é ‘habilidade
na argumentação, na persuasão, no convencimento’). O candidato
deve ainda observar que o fato de o poeta ser concretista e, como tal, pertencer a um movimento
que explora ao máximo a relação entre forma e significado justifica a ocorrência de lábio e lábia
na crônica. Finalmente, o candidato deve explicar que a palavra todavia é usada para sinalizar
uma quebra de expectativa: em lugar de fazer um poema com as palavras lábio e lábia, o poeta
decide telefonar a sua amada na tentativa de conseguir intimidades e vantagens.
QUESTÃO 7
Espera-se que o candidato associe as imagens predominantes no poema Balada feroz às ideias
de violência, doença e morte, reconhecendo elementos que fazem referência, por exemplo, à
putrefação (“a podridão das latrinas e das fossas”, “a decomposição dos campos de guerra te
ferir as narinas”, “apodreçam como corpos”) e
de violência, doença e morte, reconhecendo elementos que fazem referência, por exemplo, à
putrefação (“a podridão das latrinas e das fossas”, “a decomposição dos campos de guerra te
ferir as narinas”, “apodreçam como corpos”) e
à sujeira ou escatologia (“cores que comem as fezes verdes das estradas”). O candidato também
deve mostrar que essas imagens se referem à guerra (provável alusão à Segunda Guerra
Mundial, contexto imediato de gestação do poema) ou, ao menos, a um cenário de miséria e
devastação. Já em relação ao papel da poesia e do poeta, o candidato deve abordar o misto de
pureza e contundência: a poesia é caracterizada pela pureza, em contraste com o mundo
degradado, pelo qual não se deixa corromper ou contaminar, mas também pela
contundência com que arremete violentamente contra ele, no sentido de denunciá-lo
criticamente.
QUESTÃO 8
O candidato deve explicitar que, conforme o primeiro excerto, o cão Japi representa a fidelidade
ou submissão.
ou submissão.
Sendo um presente dado por Poti a Martim, simboliza a fidelidade do colonizado ao colonizador,
do qual se mostra aliado. É, portanto, símbolo da sujeição do nativo ao colonizador. Já a jandaia
ou ará é símbolo das tradições locais, americanas, ameaçadas pela presença branca, europeia.
Embora se mostre feliz quando se encontra sozinha com Iracema, a presença de Martim a faz
recuar e se afastar da índia, revelando a ameaça
representada pelo homem branco. O candidato deve analisar a tristeza da jandaia como um
prenúncio da desgraça que se abaterá sobre Iracema e os seus.
QUESTÃO 9
Como razão da condenação do fidalgo, espera-se que o candidato identifique a soberba, a
arrogância, a presunção, a reivindicação de prerrogativas para os de sua classe ou a tirania
exercida sobre “o pobre povo queixoso”. O sapateiro, por sua vez, é acusado de enganar e
roubar o povo por meio de seu ofício (mester). O candidato deve ainda identificar como falta
comum aos dois personagens a prática vã da religião. No caso do fidalgo, essa prática se
evidencia no fato de ele mandar que outras pessoas rezem em seu lugar. Já o sapateiro
arrogância, a presunção, a reivindicação de prerrogativas para os de sua classe ou a tirania
exercida sobre “o pobre povo queixoso”. O sapateiro, por sua vez, é acusado de enganar e
roubar o povo por meio de seu ofício (mester). O candidato deve ainda identificar como falta
comum aos dois personagens a prática vã da religião. No caso do fidalgo, essa prática se
evidencia no fato de ele mandar que outras pessoas rezem em seu lugar. Já o sapateiro
alega ter ouvido missas e se confessado antes de morrer, escondendo que morrera
excomungado.
QUESTÃO 10
O candidato deve explicitar que o major Vidigal e o soldado amarelo se assemelham por
representarem a autoridade, que eles exercem com arbitrariedade. Quanto às diferenças, o
candidato pode apontar, em primeiro lugar, a posição hierárquica de cada um: o major é o
representante supremo da lei, enquanto o soldado amarelo
representarem a autoridade, que eles exercem com arbitrariedade. Quanto às diferenças, o
candidato pode apontar, em primeiro lugar, a posição hierárquica de cada um: o major é o
representante supremo da lei, enquanto o soldado amarelo
é apenas um membro subalterno da polícia. Este, no entanto, se caracteriza por uma
arbitrariedade escancarada e pela brutalidade com que trata os desvalidos diante da lei, ao
passo que o major Vidigal exerce a autoridade com uma bonomia paternalista. O candidato
também deve indicar que tais diferenças se devem às características específicas das obras:
Memórias de um sargento de milícias é um romance de costumes do romantismo, que, fazendo
uso do humor e da caricatura, conduz a um desfecho
conciliador, em que as faltas das personagens são contempladas com benevolência maliciosa;
Vidas secas, por sua vez, é representante do romance social da década de 1930, que contém
uma denúncia da opressão, excluindo a possibilidade de conciliação entre a autoridade arbitrária
e as personagens vítimas da opressão por ela exercida.
QUESTÃO 11
Espera-se que o candidato identifique o elevador como um símbolo dos exageros e da futilidade
a que pode chegar o culto da civilização e da modernidade. O enguiço do elevador coloca em
xeque, assim, a infalibilidade da tecnologia. A partir dessa constatação, o candidato deve
concluir que a cena antecipa o desfecho do romance, na qual o protagonista abandonará suas
ilusões em relação à metrópole para retornar a sua serra
a que pode chegar o culto da civilização e da modernidade. O enguiço do elevador coloca em
xeque, assim, a infalibilidade da tecnologia. A partir dessa constatação, o candidato deve
concluir que a cena antecipa o desfecho do romance, na qual o protagonista abandonará suas
ilusões em relação à metrópole para retornar a sua serra
natal, que ele se dedicará a transformar, abandonando o culto frívolo da modernidade para
explorar seu potencial humanizador.
QUESTÃO 12
O candidato deve explicitar que Bento Santiago acusa a mulher, Capitu, de o haver traído com
seu amigo Escobar, tendo por base apenas indícios, mas nenhuma prova concreta. Assim, basta
ser verossímil a suspeita de que Capitu o traiu para que a tome por verdadeira. Também se
espera que o candidato constate que o livro de Bento Santiago é, segundo suas próprias
palavras, omisso. Nesse sentido, o segundo trecho não apenas desafia
seu amigo Escobar, tendo por base apenas indícios, mas nenhuma prova concreta. Assim, basta
ser verossímil a suspeita de que Capitu o traiu para que a tome por verdadeira. Também se
espera que o candidato constate que o livro de Bento Santiago é, segundo suas próprias
palavras, omisso. Nesse sentido, o segundo trecho não apenas desafia
o leitor a tirar suas próprias conclusões a respeito dos fatos narrados, como também o adverte
de que, quaisquer que sejam essas conclusões, elas serão apenas conjeturas que procuram
completar as lacunas do livro e, por isso mesmo, podem levar diferentes leitores a conclusões
opostas.
http://simonnemachado.blogspot.com.br/
Professora Psicopedagoga Simonne Machado