segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Unicamp divulga padrão de respostas da prova de português e matemática

23/01/2012 10h52 - Atualizado em 23/01/2012 10h52

Unicamp divulga padrão de respostas da prova 

de português e matemática


Respostas esperadas das demais provas serão divulgadas nesta semana.

Primeira chamada do vestibular 2012 sai no dia 6 de fevereiro.

Fonte- G1, em São Paulo

A Comvest, que organiza o vestibular da Unicamp, divulgou nesta segunda-feira (23) as respostas

esperadas das bancas das provas de português e matemática da segunda fase. Os arquivos foram

publicados no site oficial do órgão. Segundo a Comvest, as respostas esperadas para as provas de

ciências humanas e arte e inglês e de ciências da natureza serão divulgadas durante esta semana.

As três provas da segunda fase foram aplicadas nos dias 15, 16 e 17 para cerca de 15 mil candidatos.

A primeira chamada para as 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de

Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) será divulgada no dia 6 de fevereiro.
Segundo a Comvest, que organiza o vestibular da Unicamp, 1.996 dos 16.665 candidatos aprovados

para a segunda fase deixaram de fazer a última prova, de ciências da natureza. O índice de abstenção

da terça-feira (17), de acordo com o órgão, foi de 12%.

Na segunda-feira (16), quando os estudantes fizeram a prova de ciências humanas e arte e inglês, a

abstenção foi de 11,7%. Já no domingo (15), 10,7% dos candidatos faltaram à prova de matemática e

português.
Candidatos fazem a última prova do vestibular da Unicamp em São Paulo (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)Candidatos fazem a última prova do vestibular da Unicamp em São Paulo (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
Segunda fase

Todos os candidatos tiveram que fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso

escolhido, para não serem desclassificados. Além disso, os candidatos aos cursos de arquitetura e

urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música farão, também, as provas de habilidades

específicas, entre esta segunda-feira (23) e a quinta-feira (26), em Campinas.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3521-7932 e (19) 3521-7665, pelo e-mail

csocial@comvest.unicamp.br ou pelo site do vestibular

(link para a página do vestibular da Unicamp).

QUESTÃO 1 



Espera-se que o candidato apresente uma passagem em que público é um substantivo (como 

em “há notícias que são de interesse do público”) e uma passagem em que público é um adjetivo 

(como em “...têm óbvio interesse público”). O candidato também deve explicitar o critério 

linguístico empregado para distinguir um caso do outro. Esse critério pode ser de base sintática 

ou morfossintática (por exemplo, o emprego do artigo antes de 

público em sua ocorrência como substantivo; a função sintática assumida pelo termo – núcleo de 

um sintagma nominal quando substantivo e modificador/adjunto adnominal quando adjetivo; 

concordância de público com interesse quando o primeiro funciona como um substantivo, mas 

não como um adjetivo) ou, ainda, de base semântica (por exemplo, no caso em que é 

empregado para designar ou nomear, público é um substantivo; 

quando é empregado para caracterizar ou qualificar, público é um adjetivo). Também se espera 

que o candidato diga qual é a diferença, no texto, entre interesse público e interesse do público: 

primeiro diz respeito a fatos que devem ser, de direito e dever, do conhecimento de toda a 

sociedade, independentemente do fato de as pessoas estarem ou não interessadas em conhecer 

esse fato; já o segundo diz respeito a fatos sobre os quais as 

pessoas procuram se informar em função de interesses particulares, independentemente de tais 

fatos afetarem ou não a sociedade como um todo. 





QUESTÃO 2 



Espera-se que o candidato destaque a característica que, dado o modo como é apresentada na 

peça publicitária, 

justifica a menção à Organização Mundial da Saúde: o de ser um carro econômico. O candidato 

deve mostrar que essa menção é possível porque a afirmação de que o carro “anda mais e bebe 

menos” (ou seja, é econômico) evoca um discurso voltado a conselhos para manter a boa saúde, 

como praticar exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. O candidato deverá 

ainda observar que os termos ele e a sua vida mudam de posição nos enunciados que trazem o 

verbo caber: o termo ele, que é o sujeito do primeiro enunciado, funciona como um complemento 

verbal preposicionado* no segundo enunciado; o termo sua vida, 

que, no primeiro enunciado, funciona como um complemento verbal preposicionado, passa a 

funcionar como sujeito no segundo enunciado. Finalmente, o candidato deverá mostrar que essa 

inversão na posição sintática dos termos promove uma identificação entre o leitor da propaganda 

e o produto anunciado, com o carro sendo apresentado como um objeto que atenderá a 

diferentes expectativas (financeira, familiar, social, profissional, de Lazer etc.) de quem o 

comprar. 



* Pelo fato de a Nomenclatura Gramatical Brasileira não propor uma designação para a função 

sintática exercida por complementos verbais com interpretação locativa (que, a rigor, não podem 

ser analisados como objetos indiretos), termos preposicionados que servem à complementação 

de verbos como caber costumam ser incluídos entre os adjuntos adverbiais. 



QUESTÃO 3 



O candidato deverá indicar que os termos miséria e pobreza do texto II podem ser relacionados, 

respectivamente, aos de pobreza extrema e pobreza absoluta do texto I, explicando que o 

conceito de pobreza extrema (renda per capita de até 1/4 do salário mínimo) indica uma situação 

pior que a apontada pelo conceito de pobreza absoluta (renda per capita de até 1/2 salário 

mínimo). O candidato deve ainda mostrar que a crítica construída pela charge é relativa aos 

critérios que são usados para estabelecer a distinção entre miséria e 

pobreza. Finalmente, espera-se que o candidato destaque elementos verbais e não verbais da 

charge que evidenciam a crítica, tais como: o conteúdo do diálogo entre as personagens, que 

indica a existência de uma divisão entre pobreza e miséria no cenário ilustrado e, ao mesmo 

tempo, a impossibilidade de estabelecer 

concretamente essa divisão; e o cenário desenhado, que mostra dois lados de uma favela, 

divididos por um esgoto a céu aberto, sem que haja qualquer sinal que permita distinguir, 

naquele cenário, a miséria da pobreza. 



QUESTÃO 4 



Espera-se que o candidato descreva o processo de formação das palavras invendável e 

imprestável e faça referência ao significado assumido pela palavra imprestável na fala atribuída a 

Vicente Matheus. Tanto invendável quanto imprestável são formadas por derivação sufixal (por 

meio da afixação de -vel a um radical verbal) seguida de derivação prefixal (por meio da afixação 

de in(m)- ao resultado da sufixação). Para justificar a afirmação segunda a qual o uso que 

Vicente Matheus fazia da língua portuguesa “nem sempre era aquele 

reconhecido pelos livros”, o candidato deve observar que imprestável assume, na fala do ex-

presidente do Corinthians, não o seu sentido esperado (o de ‘algo inútil ou que não presta’), mas 

o de ‘algo que não se pode 

emprestar’. Também se espera que o candidato comente a afirmação de que Vicente Matheus 

teria criado “uma pérola da linguística e da zoologia”. No tocante à linguística, o candidato deve 

reconhecer o sentido inusitado da palavra gramático, chamando a atenção para o fato de ela 

estar sendo empregada não para designar aquele 

que é especialista na gramática de uma língua, mas sim como um atributo que reporta ao 

significado de “que ou o que apresenta melhor rendimento nas corridas em pista de grama”. No 

que tange à zoologia, o candidato 

deve destacar uma característica inusitada conferida a pato (por exemplo, o de ser gramático, 

característica comumente atribuída a cavalos, ou de ser um bicho ao mesmo tempo aquático e 

gramático, condição que não costuma ser atribuída aos patos). 



QUESTÃO 5 



Espera-se que o candidato exemplifique o emprego de surfar como transitivo (“Surfamos a 

internet”) e como intransitivo (“porque gostam de surfar”), indicando que o uso necessariamente 

figurado aparece na ocorrência 

do verbo como transitivo. Ao justificar esse uso, o candidato deve explicitar o sentido assumido 

por surfar (por exemplo, acessar informações por meio de hipertextos, visitar várias páginas da 

internet ao mesmo tempo etc). 

Na segunda parte da questão, o candidato deve associar o título da campanha ao trecho citado, 

relacionando os sentidos de “empolgar”, “agarrar” e “passageira” ao de “surfar”, e os de 

“envolver”, “abraçar” e “permanente” ao de “nadar”. Ao fazer isso, pode, por exemplo, associar a 

internet a uma onda (algo empolgante, impactante, fugaz) e as revistas, ao mar (algo envolvente, 

acolhedor, perene). O candidato deve, 

finalmente, mostrar como essa relação é sustentada no restante da campanha. Para tanto, deve 

lançar mão das 

informações apresentadas no segundo parágrafo que indicam a vitalidade das revistas (seu 

crescimento, sua 

existência duradoura, o fato de não ter sido substituída por outras mídias) frente à popularização 

da internet. 

QUESTÃO 6 



Espera-se que o candidato, na comparação das duas palavras, destaque que lábio e lábia são 

semelhantes quanto à forma (por exemplo, diferem apenas na terminação, contrastam apenas 

quanto ao gênero gramatical, são invariáveis quanto à marca de gênero etc.), mas diferentes 

quanto ao significado (lábio é ‘cada uma das duas partes externas da boca’ e lábia é ‘habilidade 

na argumentação, na persuasão, no convencimento’). O candidato 

deve ainda observar que o fato de o poeta ser concretista e, como tal, pertencer a um movimento 

que explora ao máximo a relação entre forma e significado justifica a ocorrência de lábio e lábia 

na crônica. Finalmente, o candidato deve explicar que a palavra todavia é usada para sinalizar 

uma quebra de expectativa: em lugar de fazer um poema com as palavras lábio e lábia, o poeta 

decide telefonar a sua amada na tentativa de conseguir intimidades e vantagens. 




QUESTÃO 7 



Espera-se que o candidato associe as imagens predominantes no poema Balada feroz às ideias 

de violência, doença e morte, reconhecendo elementos que fazem referência, por exemplo, à 

putrefação (“a podridão das latrinas e das fossas”, “a decomposição dos campos de guerra te 

ferir as narinas”, “apodreçam como corpos”) e 

à sujeira ou escatologia (“cores que comem as fezes verdes das estradas”). O candidato também 

deve mostrar que essas imagens se referem à guerra (provável alusão à Segunda Guerra 

Mundial, contexto imediato de gestação do poema) ou, ao menos, a um cenário de miséria e 

devastação. Já em relação ao papel da poesia e do poeta, o candidato deve abordar o misto de 

pureza e contundência: a poesia é caracterizada pela pureza, em contraste com o mundo 

degradado, pelo qual não se deixa corromper ou contaminar, mas também pela 

contundência com que arremete violentamente contra ele, no sentido de denunciá-lo 

criticamente. 


QUESTÃO 8 



O candidato deve explicitar que, conforme o primeiro excerto, o cão Japi representa a fidelidade 

ou submissão. 

Sendo um presente dado por Poti a Martim, simboliza a fidelidade do colonizado ao colonizador, 

do qual se mostra aliado. É, portanto, símbolo da sujeição do nativo ao colonizador. Já a jandaia 

ou ará é símbolo das tradições locais, americanas, ameaçadas pela presença branca, europeia. 

Embora se mostre feliz quando se encontra sozinha com Iracema, a presença de Martim a faz 

recuar e se afastar da índia, revelando a ameaça 

representada pelo homem branco. O candidato deve analisar a tristeza da jandaia como um 

prenúncio da desgraça que se abaterá sobre Iracema e os seus. 


QUESTÃO 9 


Como razão da condenação do fidalgo, espera-se que o candidato identifique a soberba, a 

arrogância, a presunção, a reivindicação de prerrogativas para os de sua classe ou a tirania 

exercida sobre “o pobre povo queixoso”. O sapateiro, por sua vez, é acusado de enganar e 

roubar o povo por meio de seu ofício (mester). O candidato deve ainda identificar como falta 

comum aos dois personagens a prática vã da religião. No caso do fidalgo, essa prática se 

evidencia no fato de ele mandar que outras pessoas rezem em seu lugar. Já o sapateiro 

alega ter ouvido missas e se confessado antes de morrer, escondendo que morrera 

excomungado. 


QUESTÃO 10 



O candidato deve explicitar que o major Vidigal e o soldado amarelo se assemelham por 

representarem a autoridade, que eles exercem com arbitrariedade. Quanto às diferenças, o 

candidato pode apontar, em primeiro lugar, a posição hierárquica de cada um: o major é o 

representante supremo da lei, enquanto o soldado amarelo 

é apenas um membro subalterno da polícia. Este, no entanto, se caracteriza por uma 

arbitrariedade escancarada e pela brutalidade com que trata os desvalidos diante da lei, ao 

passo que o major Vidigal exerce a autoridade com uma bonomia paternalista. O candidato 

também deve indicar que tais diferenças se devem às características específicas das obras: 

Memórias de um sargento de milícias é um romance de costumes do romantismo, que, fazendo 

uso do humor e da caricatura, conduz a um desfecho 

conciliador, em que as faltas das personagens são contempladas com benevolência maliciosa; 

Vidas secas, por sua vez, é representante do romance social da década de 1930, que contém 

uma denúncia da opressão, excluindo a possibilidade de conciliação entre a autoridade arbitrária 

e as personagens vítimas da opressão por ela exercida. 



QUESTÃO 11 



Espera-se que o candidato identifique o elevador como um símbolo dos exageros e da futilidade 

que pode chegar o culto da civilização e da modernidade. O enguiço do elevador coloca em 

xeque, assim, a infalibilidade da tecnologia. A partir dessa constatação, o candidato deve 

concluir que a cena antecipa o desfecho do romance, na qual o protagonista abandonará suas 

ilusões em relação à metrópole para retornar a sua serra 

natal, que ele se dedicará a transformar, abandonando o culto frívolo da modernidade para 

explorar seu potencial humanizador. 


QUESTÃO 12 



O candidato deve explicitar que Bento Santiago acusa a mulher, Capitu, de o haver traído com 

seu amigo Escobar, tendo por base apenas indícios, mas nenhuma prova concreta. Assim, basta 

ser verossímil a suspeita de que Capitu o traiu para que a tome por verdadeira. Também se 

espera que o candidato constate que o livro de Bento Santiago é, segundo suas próprias 

palavras, omisso. Nesse sentido, o segundo trecho não apenas desafia 

o leitor a tirar suas próprias conclusões a respeito dos fatos narrados, como também o adverte 

de que, quaisquer que sejam essas conclusões, elas serão apenas conjeturas que procuram 

completar as lacunas do livro e, por isso mesmo, podem levar diferentes leitores a conclusões 

opostas. 


http://simonnemachado.blogspot.com.br/


Professora  Psicopedagoga Simonne Machado

Seja Bem Vindo

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÕES,ATUALIDADES, DICAS,TECNOLOGIA: SUAS DIFICULDADES , NOVIDADES E SISTEMAS DE SEGURANÇA DIGITAIS,INTERNET,REDES SOCIAIS, COMPUTADORES SOFTWARES ÚTEIS e MUITA, MUITA LÍNGUA MATERNA
Espero sinceramente ser útil a você.

Muita Luz e Paz!

Professora Simone Calixto