Johann Friedrich Herbart (1776 -1841)
Johann Friedrich Herbart foi um filósofo, psicólogo, pedagogista, alemão, fundador da pedagogia como
disciplina acadêmica.
Johann
Friedrich Herbart foi o
precursor da psicologia experimental aplicada à pedagogia. O autor via a educação como ciência,trouxe
para a pedagogia o caráter de objetividade de análise, a psicometria, o rigor e
a sistematização do método.
Segundo Herbart, a ação pedagógica se orienta por três
procedimentos:
1-Governo é a forma de controle da agitação da criança, inicialmente exercido pelos pais e depois pelos mestres, com a finalidade de submeter a criança às regras do mundo adulto e viabilizar o início da instrução.
2-Instrução é o principal procedimento da educação e pressupõe o desenvolvimento dos interesses. O interesse determina quais as ideias e experiências que receberão atenção por parte do indivíduo.
Herbart não separa a instrução intelectual da
instrução moral, pois para ele uma é condição da outra. Para que a educação seja bem-sucedida é
conveniente que sejam estimulados o surgimento de múltiplos interesses.
3-A disciplina é a responsável por manter firme a vontade educada, no caminho e propósito da virtude, supondo autodeterminação, que é uma característica do amadurecimento moral levando para a formação do caráter que está sendo proposto, ao contrário do governo, que é heterônomo e exterior,mais adequado ao trato com as crianças pequenas.
Para ele, a principal função da educação em uma sociedade é a aquisição de ideias por parte dos alunos. A ideia-chave de sua pedagogia é que a instrução é a base da educação. Não lhe interessava se a educação fortaleceria a democracia ou a cultura política.
Sua concepção de aluno parte do pressuposto que os "espíritos" humanos são tábulas rasas, sem qualquer conteúdo, o qual deve ser adquirido através do processo de ensino. Para ele, o conhecimento é dado pelo mestre ao aluno, de modo que só mais tarde o aplica a experiências vividas, é uma educação pela instrução, neste caso, com um caráter intelectualista.
3-A disciplina é a responsável por manter firme a vontade educada, no caminho e propósito da virtude, supondo autodeterminação, que é uma característica do amadurecimento moral levando para a formação do caráter que está sendo proposto, ao contrário do governo, que é heterônomo e exterior,mais adequado ao trato com as crianças pequenas.
Para ele, a principal função da educação em uma sociedade é a aquisição de ideias por parte dos alunos. A ideia-chave de sua pedagogia é que a instrução é a base da educação. Não lhe interessava se a educação fortaleceria a democracia ou a cultura política.
Sua concepção de aluno parte do pressuposto que os "espíritos" humanos são tábulas rasas, sem qualquer conteúdo, o qual deve ser adquirido através do processo de ensino. Para ele, o conhecimento é dado pelo mestre ao aluno, de modo que só mais tarde o aplica a experiências vividas, é uma educação pela instrução, neste caso, com um caráter intelectualista.
Professora Psicopedagoga Simonne Machado