Voz passiva Analítica MÓDULO 34
PÁGINA 510
1) a)“MInha gravidade individual foi revertida!”
b) Falta o agente da passiva
2) Reverteu-se minha gravidade individual
3) Como o dever de casa podia ser feito?
Como se podia fazer o dever se casa?
4) a) Uma nova antologia de poemas foi publicada (Voz passiva analítica)
Publicou-se uma nova antologia de poemas ( voz passiva sintética pronominal)
b) Dois ingressos para o desfile carnavalesco foram vendidos ao turista ( voz passiva analítica)
Venderam-se ao turista dois ingressos para o desfile carnavalesco ( voz passiva sintétia ou pronominal )
c) Verbo Intransitivo NÃOADMITE VOZ PASSIVA
d) verbo de ligação NÃO ADMITE VOZ PASSIVA
e) Verbo transitivo indireto NÃO ADMITE VOZ PASSIVA
f) Uma valsa com gosto de tristeza é tocada
toca-se uma valsa com gosto de tristeza
g) Futebol será jogado durante a tarde
Jogar-à futebol a durante a tarde
h) Desentendimentos e grosserias eram esquecidos
Esqueciam-se desentendimentos e grosserias
5) a) Beberam-se duas dúzias de refrigerante
b)Exigiam-se –cartas de apresentação
c) Vendem-se passes e trocam-se bilhetes
d) Ouvem-se vozes no pátio
e) Afiam-se tesouras e alicates
MÓDULO 35 ( VISTO E CORRIGIDO EM SALA )
Página 515
1) Resposta B
2) Resposta D
3) Resposta A
4) Resposta D
5) Resposta B
6) Resposta B
7) Resposta C
8) Resposta C
9) Resposta E
MÓDULO 37 PÁGINA 516 ( VISTO E CORRIGIDO EM SALA)
Página 517
1) a) O pronome refere-se ao próprio emissor da mensagem , ou seja ao sujeito do verbo sentir
b) pronome reflexivo
c) pronome exerce a função sintática de objeto direto
2) a) queixar-se
b) porque o verbo queixar-se só pode ser conjugado com pronomes pessoais oblíquos por ser um verbo pronominal
c) são considerados partes integrantes os verbos pronominais
3) a) os pronomes referem-se “as mãos’ SUJEITO DE TOOS OS VERBOS
b) chamam-se pronomes reflexivos recíprocos
c) a expressão “ é que “ reforça , realça, enfatiza na expressão das ações praticadas pelas mãos
4) Na frase os “recém casados se amavam intensamente”, o pronome se é reflexivo –recíproco, exercendo a função sintática de objeto direto . Na segunda frase , “ a Matrona feriu-se ao tropeçar...”,o SE é apenas reflexivo e exerce a fincão sintática de objeto direto. Na última frase “ “Romualdo arrependeu-se de ter tocado no tema...”, o pronome se é parte integrante e NÃO ewxcer nenhuma função sintática .Portanto , o sentido do pronome varia nas três frases , mas sua função sintática é a mesma nas duas primeiras frases.
5 ) Resposta C
6) Parte integrante do verbo
7) Resposta E
8) a) Pronome reflexivo recíproco
b) pronome apassivador
c) índice de indeterminação do sujeito
d) partícula de realce
Módulo 38 ( página 520)
já visto em sala de aula, inclusive com produção de textos nestes padrões
Módulo 40 (página 523) ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO ( corrigido em sala em 06/06/11)
1) a) Verbo Transitivo Indireto na terceira pessoa do singular
b) Verbo Intransitivo na 3ª pessoa do singular
c) Verbo de ligação na 3ª pessoa do singular
2) a) visavam a grandes conquistas
b) Trabalhavam com afinco no setor
c) Eram felizes naquele tempo
3) Indeterminado
4) a) se previram
b) necessita-se
c) Trate
d) vêem-se
e) assiste
5) a) “Representava-se justamente Otelo...” e “ Os lenços perderam-se...”
b) 1- justamente Otelo era representado 9 OBSERVAR QUE O ADVÉRBIO SÓ PODE OCUPAR ESTA POSIÇÃO PARA MANTER O SENTIDO QUE TEM NO TETO DE MACHADO DE ASSIS)
2- Os lenços foram perdidos.
6) a) Aquele ator representava muito bem.
A atriz não mais representou em sua vida. “O VERBO REPRESENTAR É INTRANSITIVO QUANDO USADO NO SENTIDO DE REPRESENTAR AS FUNÇÕES DE ATOR”.
As frases acima servem de modelo já que , já que muitas outras possibilidades em construção , desde que mantenha o sentido acima aludido.
b) Perde-se muito tempo no mercado de capitais ( perdeu-se muito tempo na Bolsa de Valores). Overbo perder , é neste caso Intransitivo e significa perder valor, baixar de cotação.
7) Resposta B
8) Resposta E
( aula vista em sala em 06/06/2011)
Módulo 41 página 526 VISTO EM SALA EM 14/06/11
Página 527:
1) Resposta A
2)Resposta D
3) Resposta A
( página 528)
2) Resposta D
3) Resposta A
4) Resposta C
5) Resposta C
6) evidência parágrafos 3 e 4
Análise parágrafos 1, 2,e 5
Módulo 43 página 529 REVISÃO DE Período SIMPLES( aula em sala 14/06/11)
Página 530
1) A) O eu lírico assume a voz do povo ( a voz coletiva) empregando o pronome NÓS implícito na desinência verbal- ( mos) no terceiro verso .” Por te cruzarMOS” e também no emprego no 3º verso “ Por cruzarMOS “ e também no emprego do pronome NOSSO, no 6º verso , “Para que fosses NOSSO, ó mar”
2) B) A voz coletiva dirige-se ao mar por meio de vocativo: Ó MAR
( página 531)
2) Resposta A
3) Reposta B
4) Reposta Deus deu o perigo e o abismo ao mar
5) Resposta D
6) Resposta E
7) a) Está voz passiva sintética sendo “as pazes”, sujeito paciente de oração
b) as pazes foram feitas como a guerra, depressa.
8) fazer-se de rogado, significa de difícil, fingir não estar disposto a algo
9) o pronome ME é parte integrante do verbo, que é pronominal ( levantar-se)
10) Resposta E
11) Resposta B
12) Resposta C
13) Resposta A
10) Resposta E
11) Resposta B
12) Resposta C
13) Resposta A
Módulo 44 DELIMITAÇÃO DE ASSUNTO ( vista em 14/06/11) página 532
Exercícios página 534
1) No aspecto fonético “Brasil” e navio rimam. No aspecto semântico “ navio e Brasil são espaços físicos responsáveis pelo destino de pessoas. Negreiro , associado tanto a “navio” quanto a “Brasil”, é expressão conotativa que metaforicamente denuncia tanto a vinda dramática dos negros ao Brasil, quanto a condição de miséria dos negros de boa parte os brasileiros descendentes de africanos
2)significa que houve miscigenação que resultou em mulatos, pardos e cafusos, mas a condição de deserdados permanece sob a forma e miséria .Outro momento do texto com significado semelhante é “ nesse sinistro , as mulheres do poeta, que o tempo e a miscigenação cuidaram de desbotar...”
3) a) Trata-se de onomatopéia pois “tinir “ e” estalar” sugere sons respectivamente as correntes de ferros atadas aos escravos e do chicote usado para castigá-los
b) a pena era instrumento usado para escrever , Omo hoje em dia é a caneta, e tímpano é a membrana do ouvido .Assim a expressão é figurada e significa que o sofrimento dos escravos motivou Castro Alves a escrever sobre eles. Pena é uma metonímia ( o instrumento indicado o que é feito com ele: a obra escrita) ; tímpano a pena é a metáfora, pois tímpano indica aí algo semelhante a ouvido que houvesse na pena de Castro Alves.
4) É o 3º parágrafo , em que cada oração se opões à anterior configurando antíteses claras
5) Paralelismo sintático , porque se repete a mesma construção sintática : adjunto adverbial+ verbo+ complemento verbal ( objeto direto)
6) Significa que a fome e a miséria mantém-se até hoje
7) Trata-se de metáfora e significa que a elite social sente-se intimidada e ameaçada pela massa empobrecia, diante da qual ergue grades e proteção e monta esquemas de segurança
8) Depreende-se que a violência atinge tanto as populações miseráveis quanto as mais abastadas
9) Metonímia, em “nação” (abstrato pelo concreto) e “mão” ( a parte pelo todo) prosopopéia ou personificação em “ nação se afoga e metáfora em “tingiu o papel com as ores da revolta”
10) Intertextualidade, superposição de um texto literário a outro.
11) a conclusão é que deveríamos ter em mente que as as causas da desigualdade social residem nas raízes históricas da escravidão
MÓDULO 46 ORAÇÕES COORDENADAS PÁGINA 536
PÁGINA 537
1) Há três períodos simples ou orações absolutas , pois há um verbo em cada oração ( agonize,desmanchadas- com verbo auxiliar elíptico, sumida ( com verbo auxiliar elíptico
2) a) Há 3 orações cujos verbos são “Elevaram”,”mata”, locução verbal voltou a ser
b) As orações não funcionam como termos de outras e cada uma tem sentido completo
c) Chama-se coordenação.Por isto são independentes.
3) ( b)
(e )
( a )
( d )
( b )
( c )
( d )
( e )
( a )
4) Resposta E ( oposição)
5) Resposta D
6) Resposta B
7) Resposta D
8) Resposta B
9) Reposta A
Módulo 47 página 539 DISSERTAÇÃO E TEMA-
AULA JÁ VISTA COM PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEMA POR TODOS OS ALUNOS
http://simonnemachado.blogspot.com.br/
Professora Psicopedagoga Simonne Machado