São aqueles que exercem uma FUNÇÃO sintática em relação a uma outra oração: a ORAÇÃO PRINCIPAL:
(Exemplo bem claro e ORAÇÃO PRINCIPAL – Sônia Maria ( todos seus empregados são SUBORDINADOS A ELA E COMPLETAM SUA FUNÇÃO DE ADMISNISTRAR À ESCOLA)
1-É necessário que ele chegue logo ( é necessário ORAÇÃO PRINCIPAL- PRECISA DA ORAÇÃO SUBORDINADA EU ELE CHEGUE LOGO), COmo neste caso o sujeito ( quem chegue logo? “ELE”, está na oração subordinada, esta oração é chamada de subjetiva, porque exerce a função sintática de SUJEITO)
Convém ( oração principal) QUE TODOS PARTIIPEM ( ORAÇÃO SUBORDINADA-SUJEITO ESTÁ NELA “TODOS”.
Conta-se ( oração principal) que ELA viajou 9 SUJEITO ELA, ESTÁ NA ORAÇÃO SUBORDINADA.
EM TODOS ESTES XEMPLOS O SUJEITO APARECE NA ORAÇÃO SUBORDINADA, SÃO PORTANTO CHAMADAS DE SUBJETIVAS, POIS FUNIONAM COMO SUJEITO DA ORAÇÃO PRINCIPAL
Orações subordinadas OBJETIVAS DIRETAS , EXERCE A FUNÇÃO DE OBJETO DIRETO, COMPLETAM O SENTIDO DEUM VERBO, QUE SOZINHO NÃO TEM SENTIDO E ESTE COMPLEMENTO ESTÁ NA ORAÇÃO SUBORDINADA, POR ISTO É CHAMADA DE ORAÇÃO SUBORDINADA OBJETIVA DIRETA:
( eu sujeito oculto na oração principal, portanto não pode ser subjetiva) Desejo ( oração principal- deseja o que?) que volte rapidamente = ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA ( VEM SEM A NECESSIDADE DE PREPOSIÇÃO, VEM E FORMA DIRETA.
(eu sujeito oculto NA ORAÇÃO PRINCIPAL) “NÃO SEI SE” (QUERO ESTA ROUPA- ORAÇÃO SUBORDINADA OBJETIVA DIRETA);
“ Elias pensou ( oração principal) que tivesse amigos ( oração subordinada substantiva OBJETIVA DIRETA- QUE TIVESSE O QUE? AMIGOS
OBJETIVAS INDIRETAS ( FUNCIONAM COMO AS OBJETIVAS DITES MAS COM PREPOSIÇÃO) :
(NÓS- SUJEITO OCULTO NA ORAÇÃO PRINIPAL) NECESSITÁVAMOS DE QUE TROUXESSEM AS PROVAS ( ORAÇÃO SUBORDINADA OBJETIVA INDIRETA – NECESSITAVAMOS DE ( quem necessita, necessita DE alguma coisa- DE= preposição)QUE-( PROPOSIÇÃO) QUE TROUXESSEM AS PROVAS;
Nunca duvide ( sujeito oculto na oração principal) duvide( quem duvida, duvida DE algo DE = preposição-QUE? = de que ela é capaz...
A professora ( oração principal com sujeito) gostaria DE ( quem gosta ou gostaria, gosta ou gostaria DE alguma coisa)que seus alunos aprendessem mais fáci;
ORAÇÕES SUBORDINADAS PREDICATIVAS: EXERCEM A FUNÇÃO SINTÁTICA E PREDICADO DA ORAÇÃO PRINCIPAL, DO SUJEITO A ORAÇÃO PRINCIPAL, QUALIFICAM, OU JUSTIFICAM UMA AÇÃO O SUJEITO QUE ESTÁ NA ORAÇÃO PRINCIPAL DA ORAÇÃO PRINCIPAL;
“Minha alegria ( sujeito oculto , minha=eu) Qual é minha alegria? que voltem com a taça ( que voltem com a taça, está atribuindo uma qualidade ao sujeito – GANHAR o jogo.”
SOU FELIZ ( SUJEITO OCULTO NA ORAÇÃO PRINIPAL) É TÊ-LA COMO FILHA ( ORAÇÃO SUBORDINADA PREDICATIVA)
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS COMPLETIVAS NOMINAIS COMPLETAM O SENTIDO de um nome que está na oração principal:
“ Estou certo ( eu, sujeito oculto, na oração principal) CERTO É NOME. Está certo de que? De que ela voltará ( oração subordinada substantiva completiva nominal;
Sabemos ( sujeito oculto na oração principal) de que possui necessidades especiais
Todos ( sujeito oculto na oração principal= nós) de QUE SEU AMOR É ILIMITADO ( amor é nome, ilimitado completa o sentido do nome, do substantivo AMOR ;
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS APOSITIVAS: VEM SEMPRE SEGUIDA DE “DOIS PONTOS” , COM A FINALIDADE DE ESCLARECER ALGUMA IDÉIA:
“DESEJO UMA COISA: ( SUJEITO OCULTO NA ORAÇÃO PRINCIPAL): QUE SEJAS FELIZ ( EXPLICA O PENSAMENTO DA ORAÇÃO PRINCIPAL)”
Fernando ( sujeito na oração principal= Fernando) não suporta uma coisa: mentira
OBSERVAÇÃO : AS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS SÃO NORMALMENTE INTRODUZIDAS POR UMA DAS CONJUNÇÕES INTEGRANTES ( INTEGRANTES = QUE FAZEM PARTE: “ QUE E SE”.)
NADA IMPEDE, PORÉM QUE SEJAM INTRODUZIDAS POR OUTRAS PALAVRAS, COMO:
Pergunta-se QUAL seria a solução ( pergunta-se o que? ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA)
IGNORAMOS ( SUJEITO OCULTO NA ORAÇÃO PRINIPAL “NÓS” )QUANDO ELES CHEGARAM o QUE IGNORAMOS
QUANDO ELES CHEGAM ( ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA)
Não sei ( sujeito oculto na oração principal) não sabe O QUE? Como resolver este problema.
http://simonnemachado.blogspot.com.br/
Professora Psicopedagoga Simonne Machado