10 de JANEIRO de 2012
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania,
denuncia ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) 29 sites reclamados por
consumidores por irregularidades na prática de comércio virtual, o e-commerce.
denuncia ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) 29 sites reclamados por
consumidores por irregularidades na prática de comércio virtual, o e-commerce.
O objetivo da medida é que os fornecedores, que não entregaram produtos adquiridos por
consumidores, também sejam responsabilizadas criminalmente. Boa parte desses sites não foram
encontrados em seus endereços oficiais. As notificações encaminhadas a essas empresas têm
retornado com informações dos Correios, tais como, "mudou-se" e "endereço inexistente".
consumidores, também sejam responsabilizadas criminalmente. Boa parte desses sites não foram
encontrados em seus endereços oficiais. As notificações encaminhadas a essas empresas têm
retornado com informações dos Correios, tais como, "mudou-se" e "endereço inexistente".
Segundo o diretor executivo em exercício do Procon-SP, Carlos Coscarelli, as empresas são
procuradas pelo órgão para solucionar os casos e não são encontradas. “Tentamos contato,
inclusive por correspondência, e não obtivemos retorno. Alguns ainda estão no ar oferecendo
produtos e podem continuar lesando consumidores desavisados”.
procuradas pelo órgão para solucionar os casos e não são encontradas. “Tentamos contato,
inclusive por correspondência, e não obtivemos retorno. Alguns ainda estão no ar oferecendo
produtos e podem continuar lesando consumidores desavisados”.
Veja aqui o nome das empresas, com destaque para aquelas cujos sites permanecem no ar.
|
Dicas aos consumidores
Clique aqui e saiba de algumas dicas do Procon-SP para evitar problemas nas compras por internet.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar um dos canais de
atendimento da fundação:
atendimento da fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital)
Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos
Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Telefone: 0800-772-3633
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Telefone: 0800-772-3633
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz,
Imigrantes e Feitiço da Vila (
Endereços no site: http://www.justica.sp.gov.br/modulo.asp?modulo=52&Cod=52) ,
de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h.
Imigrantes e Feitiço da Vila (
Endereços no site: http://www.justica.sp.gov.br/modulo.asp?modulo=52&Cod=52) ,
de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h.
Por fax: (11) 3824-0717.
Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp, siga-nos no Twitter:www.twitter.com/@proconspoficial.
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com/
10/1/2012
Fundação Procon-SP
http://simonnemachado.blogspot.com.br/
Professora Psicopedagoga Simonne Machado