ProJovem Trabalhador 2013: como participar
O projovem oferece gratuitamente cursos gratuitos para pessoas que fazem parte de famílias de baixa renda e querem uma qualificação.
Começa nesta segunda-feira, 4 de março, o período de inscrição para o preenchimento de cinco mil vagas de cursos profissionalizantes oferecidos através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Trabalhador) no estado de Mato Grosso. Os interessados poderão de inscrever até o dia 22 de março.
Inscrições realizadas nas cidades que o Projovem promove cursos
Para garantir uma das vagas do Projovem Trabalhador os candidatos interessados podem efetuar a inscrição nas 14 cidades onde os cursos do projeto serão ofertados no estado de Mato Grosso: Cáceres, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Colíder, Guarantã do Norte, Campo Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Poconé, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra. Os interessados precisam procurar as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou as secretarias de Assistência Social de cada cidade.
As qualificações profissionais são voltadas para pessoas com idade entre 18 e 29 anos, que estejam desempregadas, com renda mensal familiar de até um saláriomínimo por pessoa. É preciso que o jovem esteja cursando ou já tenha concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio para que possa se inscrever no projeto.
Composição dos cursos do Projovem
Com 350 horas de duração, os cursos do Projovem Trabalhador em Mato Grosso são formados por disciplinas obrigatórias e opcionais, conforme será explicado para os alunos. Estão programadas aulas sobre conhecimentos específicos em Alimentação, Serviços Pessoais, Administração, Construção e Reparos, Telemática, Serviços Domésticos e Turismo e Hospitalidade.
Atena