Vera Maria Ferrão Candau
Possui licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e
doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidad Complutense de Madrid. É professora titular
da PUC-Rio. Assessora projetos socioeducativos no país e no âmbito latino-americano. Integra a equipe
da ONG Novamerica. Tem ampla experiência de ensino, da escola básica aos cursos de licenciatura,
mestrado e doutorado. É coordenadora do Grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s,
através do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura/s.
É pesquisadora 1A do CNPQ. Suas principais áreas de atuação são educação multi/intercultural, cotidiano
escolar, didática, educação em direitos humanos e formação de educadores/as.
Obras:
Somos todos/as iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos
Lamparina
ISBN 978-85-98271-99-6Cód. barras 9788598271996
Brochura15×22.5cm136p.210g20122 ed.
Preço aproximado: R$ 35.00
Como se situam professores, professoras, alunos e alunas face às manifestações de discriminação na escola?
Qual a relação desse fenômeno com a realidade social? Quais são as formas possíveis para enfrentar o
preconceito na escola?
Através de um estudo de caso realizado em escolas públicas de vários municípios do Rio de Janeiro,
os autores discutem estas questões universais, e mostram que uma educação solidamente fincada em
direitos humanos só é possível de ser conquistada por meio do combate sistemático e incessante
a qualquer forma de discriminação.
Este estudo foi construído inserido em uma pesquisa realizada em conjunto por três organizações
latino-americanas e traz um intenso diálogo intercultural sobre a promoção da educação
em direitos humanos.
Com este debate os autores apresentam propostas de ações e estratégias concretas para trabalhar a
superação da discriminação na escola. E lembram que o exercício da tolerância e do acatamento da
diversidade deve ter início o mais cedo possível na sociedade, sendo fundamental fazer da escola solo
fértil para o respeito ao próximo.
Um dos maiores aliados da discriminação e do preconceito é a ignorância. E é assustadoramente
reveladora a frase de um professor reproduzida nas páginas deste livro. Ao avistar três alunos negros
no portão da escola,
passado o Dia da Consciência Negra, ele comentou com um colega: ”Ontem foi o dia deles, o Dia de
Zebu”.
Somos todos/as iguais? é parte da estratégia de combate a esse tipo de ignorância e a todos os demais
correlatos, a fim de colaborar no desenvolvimento de uma sociedade justa, igualitária, calcada em valores éticos
e em direitos humanos, e sobretudo livre de qualquer espécie de preconceito ou discriminação contra gênero, etnia, cor,
conduta sexual e religião.
Anexos
Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).
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Educação Ensinos Fundamentais, Médio Universitário. APOIO PSICOPEDAGÓGICO E METODOLÓGICO e DIDÁTICO PEDAGÓGICO A PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESTUDANTES, PAIS. DIVERSIDADE DE livros , artigos, LEGISLAÇÃO, DIDÁTICO e concursos. Professora Psicopedagoga Clínica Institucional Simonne Machado. Atendimento on line: fan page Eu tô voltando para a escola @Simonne_Machado
domingo, 31 de maio de 2015
Vera Maria Ferrão Candau:Somos todos/as iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos
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Espero sinceramente ser útil a você.
Muita Luz e Paz!
Professora Simone Calixto