sexta-feira, 1 de julho de 2011

19AA, MANHÃ,19 AB MANHÃ E 29AA TARDE

Orações Subordinadas Adjetivas:

Vamos esclarecer algumas dúvidas:
1- É oração pois tem verbo
2- É subordinada PORQUE EXERCE UMA FUNÇÃO SINTÁTICA EM RELAÇÃO À ORAÇÃO PRINCIPAL

As orações SUBORDINADAS ADJETIVAS SÃO INTRODUZIDAS POR PRONOMES RELATIVOS.

“Não vimos ( oração principal) as pessoas QUE  SAIRAM  ( oração subordinada ADJETIVA, INTRODUZIDA PELO PRONOME “QUE”).
“São assuntos aos QUAIS  NOS DEDICAMOS .”
“Eram atletas em QUEM CONFIÁVAMOS.”

As ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS CLASSIFICAM-SE EM:




1-- RESTRITIVAS- restringem, delimitam a significação do nome a que se referem. Na FALA são entoadas pela pausa, o que na escrita significa que NÃO são separadas do termo a que se referem.

“Bendita lâmina grave QUE FERE A PAREDE.” ( toda lâmina? Não apenas aquela que fere a parede);
“O mesmo alento QUE NOS CONDUZIU.”  ( qualquer alento, não apenas aquele que nos conduziu.);

“Batalharam grana e seguraram legal a barra mais pesada QUE TIVERAM” ( Qualquer barra, devem ter passado por muitas mas se referem A MAIS PESADA QUE TIVERAM)”

“Aquela aluna QUE ESTUDA DE MANHÃ.” ( qualquer aluna, todas as alunas? Não, refere-se em especial a que estuda de manhã);

“Eu nem sonhava QUE TE AMARIA ESTE JEITO.” ( amaria qualquer pessoa, não no caso você);
“Costumo usar produtos QUE SEJAM DA NATURA.” ( uso qualquer produto, não, uso especificadamente desta marca);

“Tenho alergia à produtos QUE CONTENHAM CORANTES.” ( alergia a qualquer produto, NÃO: apenas aqueles que contenham corantes

“Ela precisava de um vestido QUE FOSSE BRANCO.”  ( qualquer vestido? Não apenas o que fosse branco);

“Os alunos QUE ESTUDAREM irão bem no provão.” ( todos os alunos irão bem na prova? , NÃO, apenas aqueles que estudarem);

“O Colégio Oliveira Telles utiliza apostilas QUE SÃO DO OBJETIVO” ( utiliza qualquer apostila, não, utiliza especificamente as apostilas do objetivo.


OBSERVE QUE EM NENHUMA DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS RESTRIVIVAS USOU-SE A VÍRGULA, E TODAS COMEÇARAM POR PRONOMES RELATIVOS.



2-ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS
Explicam uma informação anterior, seu significado para que se possa compreender o que foi dito, na escrita SÃO MARCADAS POR VÍRGULAS:

“Pelé, que foi considerado o rei do futebol, hoje é um bem sucedido empresário”;

“Machado de Assis, que escreveu Dom Casmurro, fundou a Academia Brasileira de Letras;”

“A lua, que é um satélite, inspirou muitos poetas”;

“Hitler, que cometeu a maior matança da História, morreu sozinho e abandonado”;

“Timberland, o tênis da moda, é  caro;
Renato Russo, eterno líder do Legião Urbana, deixou um importante legado;

Luan Santana, que é cantor sertanejo,  é popular entre os adolescentes;

A Valquíria, diretora do Cot, exige que os alunos respeitem a escola;

Raul Seixas, o eterno maluco beleza, continua amado até hoje;

O funk, música moderna, é amada por uns e odiada por outros.

ATENÇÃO : IMPORTANTE, VEJA QUE NENHUMA DAS ORAÇÕES SÃO INTRODUZIDAS POR PRONOMES, DIFERENTEMENTE AS ORAÇÕES RESTRITIVAS CONFORME EXPLIQUEI ACIMA.

http://simonnemachado.blogspot.com.br/


Professora  Psicopedagoga Simonne Machado
Amo muito cada anjinho.
Beijo-beijo.

Seja Bem Vindo

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÕES,ATUALIDADES, DICAS,TECNOLOGIA: SUAS DIFICULDADES , NOVIDADES E SISTEMAS DE SEGURANÇA DIGITAIS,INTERNET,REDES SOCIAIS, COMPUTADORES SOFTWARES ÚTEIS e MUITA, MUITA LÍNGUA MATERNA
Espero sinceramente ser útil a você.

Muita Luz e Paz!

Professora Simone Calixto