(Emilia Ferrero)
O que é princípios da metodologia construtivista,
Piaget,
método pedagógico,
resumo, papel do professor.
O que é
surgimento e desenvolvimento
O
construtivismo é uma teoria da aprendizagem, também entendida como uma corrente
pedagógica, que tem como principal foco o entendimento da obtenção da
aprendizagem relacionado com a interação do indivíduo com o meio.
O
construtivismo foi desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget,
no início da década de 1920.
Também
foi de fundamental importância, para o desenvolvimento do construtivismo, as
pesquisas realizadas pelo psicólogo russo Lev Vygotsky.
Devemos
também destacar o importante papel da psicóloga argentina, seguidora de Piaget, Emilia Ferreiro. Esta foi de
fundamental importância,pois desenvolveu o construtivismo no campo da
alfabetização de crianças.
Principais princípios do
construtivismo:
- O
centro do processo de aprendizagem é o aluno.
- O professor NÃO é um mero transmissor de informações, mas sim um
facilitador e orientador do processo de aprendizagem.
O
professor tem a função de colocar o estudante diante de situações (práticas ou
teóricas), para que estes encontrem soluções e, desta forma, construam o
conhecimento.
Neste processo, a experiência de vida do aluno e seus
conhecimentos, anteriormente adquiridos, são de fundamental importância.
- Os
níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada aluno deve ser
respeitado e levado em consideração no processo de aprendizagem.
- Ao
docente cabe também a função de incentivar os alunos na busca de novos
conhecimentos e na aprendizagem de novos conceitos;
- O
aprendizado vai sendo construído aos poucos. Um novo conhecimento ou
conceito é aprendido a partir de conhecimentos e conceitos anteriores;
- O
ensino é realizado e percebido como um processo DINÂMICO e NÃO ESTÁTICO, como
ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais;
- O conhecimento não é entendido como uma versão exata da
realidade, mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo;
- O construtivismo surgiu EM OPOSIÇÃO AO
BEHAVIORISMO (comportamentalismo), que é uma teoria psicológica que dá ênfase
ao comportamento humano, destacando o processo de estímulo resposta.
Professora Psicopedagoga Simonne Machado