sexta-feira, 29 de outubro de 2010

um pouco de beleza

Se cuidar nuncaaaaaaaaaaaaa é demais...ainda mais em mundo tão competitivo e ingrato rs.
Hidratar,cauterizar, aquele "estica e puxa da da Xuxa".
Vamos ver como funciona "nossa festa do estica e puxa da beleza?"


Que os cabelos precisam ser hidratados com freqüência, toda mulher sabe. Mas, hoje em dia, os salões possuem tantos tratamentos para as madeixas que acaba sendo difícil escolher um deles e, principalmente, saber qual é o mais indicado para os próprios fios. Mesmo porque nem sempre a solução é optar pelo procedimento mais “poderoso“ só porque ele promete deixar a cabeleira maravilhosa. O diagnóstico é muito importante para se descobrir qual é a deficiência do seu cabelo e, assim, saber a necessidade dele. Para ajudá-la nessa tarefa, selecionamos, junto com o hairstylist Tiago Parente e a cabeleireira e especialista em terapia capilar Paula Escobar, do salão Espaço VIP, do Rio de Janeiro, os tratamentos mais comuns e eficazes dos salões.


CauterizaçãoO que é: procedimento no qual as cutículas dos fios são seladas após receberem uma carga de queratina, aminoácidos ou outras proteínas (dependendo da condição do fio).
Indicação: cabelos extremamente porosos, danificados e com frizz.
Resultado: o procedimento devolve a uniformidade do fio. Inclusive, há uma redução de volume e do frizz devido ao realinhamento da fibra capilar.
Freqüência: cabelos extremamente danificados podem receber a cauterização quinzenalmente. Caso contrário, o tratamento deve ser feito apenas uma vez por mês.
Saiba mais: o intervalo mínimo de 15 dias entre uma aplicação e outra deve ser respeitado. O excesso de queratina no cabelo, por exemplo, pode enrijecer o fio e causar até a quebra.


ArgiloterapiaO que é: tratamento natural feito à base de argila (rica em sais minerais).
Indicação: principalmente para cabelos oleosos, com caspa e seborréia.
Resultado: promove limpeza profunda nos fios, equilibra a oleosidade, revigora e dá brilho às madeixas.
Freqüência: o tratamento dura de 10 a 12 sessões e pode ser feito uma vez por semana.
Saiba mais: os fios secos também podem receber o tratamento, desde que misturado a cremes.


NanoqueratinizaçãoO que é: processo no qual são introduzidas nos fios nanomoléculas de queratina.
Indicação: cabelos fragilizados, principalmente por químicas muito agressivas, como a descoloração.
Resultado: o fio ganha mais resistência e diminui-se a incidência de quebra. Além disso, o tratamento valoriza o cabelo e promove brilho intenso.
Freqüência: deve-se manter um intervalo de no mínimo 15 dias entre uma aplicação e outra.
Saiba mais: a diferença entre a cauterização à base de queratina e a nanoqueratinização é a forma como essa proteína é aplicada no fio. No caso da cauterização, a queratina é aplicada diretamente sobre o cabelo. Já na nanoqueratinização, ela é pulverizada nas madeixas.


AromaterapiaO que é: tratamento feito à base de óleos essenciais.
Indicação: para cada cabelo é recomendado um tipo (ou uma combinação) dos 11 óleos existentes. A vantagem desse procedimento é que ele pode ser feito em qualquer cabelo.
Resultado: dependendo do óleo escolhido, o tratamento pode ter função bactericida, antiqueda, entre outras coisas.
Freqüência: pode ser usado até diariamente, já que uma das formas de aplicação é acrescentar algumas gotas dos óleos ao shampoo do dia-a-dia.
Saiba mais: para saber qual tipo de óleo é indicado para o seu fio, procure a ajuda de um profissional.


Reconstrução capilarO que é: método que devolve os nutrientes e os aminoácidos que faltam ao fio, recuperando a fibra capilar. Pode ser feito à base de diversas substâncias.
Indicação: madeixas danificadas e ressecadas por químicas ou mesmo pela rotina diária.
Resultado: realinha e devolve o equilíbrio hídrico e molecular do fio. Além disso, o tratamento consegue reduzir a queda do cabelo causada pela quebra.
Freqüência: pode ser feito semanalmente no primeiro mês e, depois, a freqüência pode tornar-se quinzenal ou mensal até o fim do tratamento.
Saiba mais: a cabeleireira Paula Escobar alerta que, em geral, a reconstrução capilar não atinge resultado eficaz em uma única aplicação. “Deve-se fazer várias sessões do tratamento para se recuperar, realmente, o fio”, revela.


Cuidados básicos
- Espalhe o produto nas mãos e dê leves “batidinhas” pela cabeça para distribui-lo melhor pelos fios.
- Ao lavar os cabelos, massageie com as pontas dos dedos o couro cabeludo em movimentos circulares, pressionando no centro e atrás das orelhas. Como esses são pontos de tensão, você consegue promover um gostoso relaxamento enquanto higieniza os fios.
- Não esfregue os cabelos. “Apenas ao passar pelos fios, as substâncias do shampoo já retiram as impurezas”, explica a cabeleireira Paula Escobar.
- Enxágüe bem e retire o excesso de água das madeixas antes de passar o condicionador. “Os fios não absorvem bem esse produto quando estão encharcados”, completa.
- Divida o cabelo em duas mechas. Espalhe o condicionador sobre as mãos e deslize-as nas duas partes do cabelo.
- Molhe bem os cabelos antes de passar o shampoo nos fios para que o produto consiga agir com eficência, eliminando todos os resíduos. Em geral, a quantidade de shampoo que deve ser usada é equivalente ao tamanho de uma moeda de R$ 0,25.


Escova de aminoácidosPara atender o desejo das mulheres em ter as madeixas escorridas, atualmente várias técnicas aliaram o tratamento intensivo com o alisamento, como a escova de aminoácidos. Esse procedimento é feito à base de 18 aminoácidos, proteínas, queratina e extratos naturais e consegue reduzir grande parte do volume já na primeira aplicação, dependendo do tipo de fio da pessoa. A manutenção pode ser feita a cada 15 dias.


beijos
Simone

Seja Bem Vindo

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÕES,ATUALIDADES, DICAS,TECNOLOGIA: SUAS DIFICULDADES , NOVIDADES E SISTEMAS DE SEGURANÇA DIGITAIS,INTERNET,REDES SOCIAIS, COMPUTADORES SOFTWARES ÚTEIS e MUITA, MUITA LÍNGUA MATERNA
Espero sinceramente ser útil a você.

Muita Luz e Paz!

Professora Simone Calixto