domingo, 5 de agosto de 2012

Estudante aponta dedicação e leitura para redação nota 1.000 no Enem

Texto de mineira feito para o Enem 2011 foi publicado em cartilha 

do MEC.


Camila Zuconi, de 18 anos, foi aprovada em medicina na UFCSPA no RS.

Humberto Trajano MG

Camila Zuconi teve sua redação do Enem considerada nota mil em cartilha lançada pelo MEC (Foto: Arquivo pessoal)A  redação do Enem de Camila Zuconi foi
considerada nota mil em cartilha lançada pelo
Ministério da Educação (Foto: Arquivo pessoal)
A redação da estudante mineira Camila Zuconi,

de 18 anos, é um dos textos considerados “nota

1.000” e publicados na cartilha "A redação no

Enem 2012 - Guia do Participante", lançada

pelo Ministério da Educação. Camila é aluna do 

segundo período de Medicina da Universidade 

Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre 

(UFCSPA) e concluiu o ensino médio em 2011, 

quando fez a prova do Enem e foi aprovada no 

vestibular da universidade gaúcha.
"Eu acho que, antes de tudo, precisa de leitura", disse a universitária sobre a preparação que

resultou em seu desempenho destacado na avaliação.
Nascida em Três Marias, na Região Central de Minas Gerais, a estudante se mudou para

Viçosa quando tinha 14 anos, após ser aprovada no Colégio de Aplicação – Coluni, na cidade

da Zona da Mata de Minas Gerais, onde cursou todo o ensino médio.
A habilidade de Camila para escrever a redação nota 1.000 foi desenvolvida ao longo de toda

sua vida escolar, principalmente nos últimos três anos, segundo ela. “Sempre me dediquei 

bastante. No Coluni, eu abri mão de muita coisa para poder me dedicar aos estudos. Se você 

realmente quer passar no vestibular tem que organizar o tempo. É um processo. A gente 

precisa se organizar e fazer com prazer, pensando no objetivo que você quer alcançar”, disse.
Outro ponto que Camila destacou como fundamental para o sucesso na redação do Enem foi o 

conhecimento adquirido em uma bolsa de iniciação científica. “A leitura que eu tive e a 

orientação crítica da professora da iniciação me ajudaram muito, muito mesmo, a ter habilidade 

para escrever”, contou. As leituras de temas atuais e de provas anteriores também ajudaram a 

estudante.Sobre a importância da leitura, ela ressaltou que o hábito não pode ser encarado

como uma obrigação, mas como prazer, e apontou os benefícios. “Ler ajuda muito a ter um

vocabulário mais completo. Você percebe dicas de como escrever e é importante também

ler o texto que está escrevendo”.
Quando eu vi o

tema fiquei

satisfeita. Porque

era um assunto

atual e sobre o

qual eu tinha lido

recentemente"
Camila Zuconi

Na hora de escrever sua redação, Camila privilegiou a organização e a

objetividade. “Planejei o texto. Fiz o que sempre tentava fazer nas redações, um esquema do

que eu ia pôr em cada parágrafo. Também tentei tirar o máximo dos textos apresentados na

prova e aproveitar o que eu já sabia sobre o tema para dar o diferencial ao texto”, explicou. A

harmonia das ideais também é importante na hora da redação, segundo ela. “Buscava sempre

tomar cuidado com a coerência para ver se o leitor ia entender o que eu queria dizer”.
Estratégia durante a prova 

Camila disse que quando recebeu a prova, a primeira coisa que fez foi ler a proposta de 

redação para já ter conhecimento do tema. “Quando eu vi o tema fiquei 

satisfeita. Porque era um assunto atual e sobre o qual eu tinha lido 

recentemente. Também já tínhamos discutido sobre as redes sociais em 

sala de aula”, contou a estudante. Na sequência, ela começou a fazer as 

45 questões de português e as 45 de matemática. “Eu optei por responder as questões primeiro, pois poderia absorver algo delas que me ajudaria na redação”, explicou.
Ela afirmou que ficou muito satisfeita com a proposta da redação. “Acho que os jovens são

público alvo do Enem, apesar de pessoas mais velhas também fazerem o exame, e a gente

usa bastante as redes sociais, então temos facilidade para falar sobre o assunto", disse.

Quando começou a redigir “Redes sociais: o uso exige cautela”, a estudante conta que se

preocupou com a objetividade e delimitou o enfoque pela influência e  presença dessas

ferramentas da internet na vida das pessoas nos dias de hoje.
Para desenvolver o assunto, Camila colocou seu repertório no papel. Entre exemplos

lembrados, ela citou que sempre refletia sobre a relação público/privado ao usar a internet e

também contou que havia lido um texto sobre a influência das redes sociais nos movimentos

populares recentes que têm acontecido pelo mundo.
A redação nota 1.000 foi fundamental para Camila ser aprovada no curso de Medicina da

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Segundo a mineira,

seu objetivo era a UFMG, porém a nota da redação não foi considerada pela instituição na

primeira fase. Apesar da distância da família, hoje ela se sente feliz em Porto Alegre. “Gosto

muito da cidade e da faculdade. Fiquei muito satisfeita com a publicação da minha redação e o

reconhecimento”, concluiu.

*Galerinha, como sempre digo, a LEITURA AJUDA NÃO APENAS ANA MELHORA DA ESCRITA, MAS AMPLIA A VISÃO DE MUNDO, DE VIDA E DE ESCOLHAS.
http://simonnemachado.blogspot.com.br/


Professora  Psicopedagoga Simonne Machado

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Muita Luz e Paz!

Professora Simone Calixto