sábado, 18 de agosto de 2012

Objetivo do Ideb é mobilizar sociedade

Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de 

Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, indicador que mede a qualidade do 

ensino no país. Para cada escola, rede de ensino, município e estado é atribuída uma 

nota de 0 a 10. De posse desses resultados, agora é hora de os gestores analisarem 

aquilo que o Ideb indica e buscar soluções para superar problemas na qualidade da 

oferta. Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas 

Educacionais (Inep), acredita que o principal objetivo do Ideb é a mobilização da 

sociedade. ''É preciso que as escolas e os pais tenham uma ideia do retrato da qualidade 

do ensino. É preciso que a escola olhe esses número, compare com outras e reflita. E os 

pais perguntem por que aquela escola vai bem ou não'', defende Fernandes, que foi o 

responsável pela criação do indicador em 2005. Uma das recomendações é que a escola 

compare o resultado obtido com outras unidades da mesma rede que recebem um público 

semelhante. Também é importante verificar se as metas de melhoria da qualidade foram 

atingidas. O Ideb atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos 

iniciais (1º ao 5º) e anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental e ensino médio. Todos 

os entes federados e escolas têm metas a serem cumpridas até 2022, bicentenário da 

Independência do Brasil. ''Nós temos um sistema de educação descentralizado, ou seja, a 

oferta é feita por mais de 5 mil redes, se eu não tenho um critério de aferição de 

resultados que seja comparável, as escolas correm o risco de ficar isoladas. A 

comparação é importante porque nenhuma medida faz sentido sem uma referência'', 

explica Reynaldo. Outra tarefa importante para as escolas é aprender a ''ler'' os resultados 

do indicador. O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos 

alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Inep a cada dois anos. É a partir 

dessas 

informações que o indicador é calculado e os dados também devem ser 

observados 

isoladamente. Assim, a rede de ensino ou escola pode identificar se o problema é de 

fluxo ou de aprendizagem - ou a combinação de ambos. Fernandes ressalta que o Ideb é 

apenas um dos vários instrumentos possíveis para avaliar a qualidade. Ele critica o 

ranqueamento das escolas a partir das notas e recomenda que os gestores comparem 

seus resultados com outras unidades e redes que atendam a um perfil de alunos 

semelhante. ''Por isso é importante a divulgação de todas as escolas para você ter essa 

referência e não para fazer como se fosse um campeonato em que quem chega em 

primeiro lugar ganha um troféu, como se fosse uma corrida de Fórmula 1'', aponta. Os 

resultados do Ideb estão disponíveis para consulta no site do MEC.

**O IDEB também serve para aferir o nível de estress do professor, suas 

dificuldades encontradas na Unidade Escolar; poir muitas vezes o profissional 

quer atuar com mais empenho  , mas esbarra em uma gestão descomprometida e 

alheia, resultando em índices alarmantes para escola e para a sociedade que via 

de regra sempre culpa o professor.

Professora Simone Calixto

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Professora Simone Calixto