terça-feira, 2 de junho de 2015

Construtivismo na Educação






(Emilia Ferrero)

O que é princípios da metodologia construtivista,

Piaget,

método pedagógico,

resumo, papel do professor.


O que é surgimento e desenvolvimento
O construtivismo é uma teoria da aprendizagem, também entendida como uma corrente pedagógica, que tem como principal foco o entendimento da obtenção da aprendizagem relacionado com a interação do indivíduo com o meio.

O construtivismo foi desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920.

Também foi de fundamental importância, para o desenvolvimento do construtivismo, as pesquisas realizadas pelo psicólogo russo Lev Vygotsky.

Devemos também destacar o importante papel da psicóloga argentina, seguidora de Piaget, Emilia Ferreiro. Esta foi de fundamental importância,pois desenvolveu o construtivismo no campo da alfabetização de crianças.


Principais princípios do construtivismo:

- O centro do processo de aprendizagem é o aluno.

- O professor NÃO é um mero transmissor de informações, mas sim um facilitador e orientador do processo de aprendizagem.

O professor tem a função de colocar o estudante diante de situações (práticas ou teóricas), para que estes encontrem soluções e, desta forma, construam o conhecimento.

Neste processo, a experiência de vida do aluno e seus conhecimentos, anteriormente adquiridos, são de fundamental importância. 

- Os níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada aluno deve ser respeitado e levado em consideração no processo de aprendizagem.

- Ao docente cabe também a função de incentivar os alunos na busca de novos conhecimentos e na aprendizagem de novos conceitos;

- O aprendizado vai sendo construído aos poucos. Um novo conhecimento ou conceito é aprendido a partir de conhecimentos e conceitos anteriores;

- O ensino é realizado e percebido como um processo DINÂMICO e NÃO ESTÁTICO, como ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais;

- O conhecimento não é entendido como uma versão exata da realidade, mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo;


- O construtivismo surgiu EM OPOSIÇÃO AO BEHAVIORISMO (comportamentalismo), que é uma teoria psicológica que dá ênfase ao comportamento humano, destacando o processo de estímulo resposta.



Professora  Psicopedagoga Simonne Machado

Seja Bem Vindo

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÕES,ATUALIDADES, DICAS,TECNOLOGIA: SUAS DIFICULDADES , NOVIDADES E SISTEMAS DE SEGURANÇA DIGITAIS,INTERNET,REDES SOCIAIS, COMPUTADORES SOFTWARES ÚTEIS e MUITA, MUITA LÍNGUA MATERNA
Espero sinceramente ser útil a você.

Muita Luz e Paz!

Professora Simone Calixto